Em um mercado cada vez mais competitivo e repleto de opções, a escolha de uma escavadeira exige mais do que apenas comparar preços. Custo-benefício, desempenho e durabilidade são fatores decisivos em um investimento de alto valor. Atenta a essa realidade, a Maquinaria Telemática, distribuidora da Link-Belt na Costa Rica, em parceria com a Link-Belt América Latina, vem promovendo demonstrações práticas de escavadeiras para clientes e potenciais compradores. A iniciativa permite que os participantes conheçam de perto o desempenho das máquinas antes da decisão de compra — uma estratégia que tem fortalecido a confiança dos clientes.
Realizado há um ano, o programa de demonstrações já resultou na venda de 10 escavadeiras. Segundo Juan Carlos Mata Fernández, gerente de vendas da Maquinaria Telemática, cada edição reúne até seis clientes ou interessados, que podem testar uma máquina por 50 horas cada um, sem custo algum, no local de trabalho escolhido.
“Nós fazemos o ‘Walk Around’. Vamos até o local determinado, orientamos o operador e apresentamos todas as características do equipamento, como dispositivos de segurança, consumo de combustível, rendimento, garantia, sistema RemoteCare e qualquer outra informação necessária”, explica o gerente.
Ao final de cada ciclo de demonstrações, os clientes interessados na compra recebem condições especiais, tornando o investimento ainda mais atrativo. “Enviamos à fábrica um relatório para comprovação das demonstrações realizadas. E, quando o cliente prefere não expor seu projeto a outros concorrentes, fazemos a demonstração exclusiva, apenas com o convidado”, acrescenta Juan.
O programa utiliza modelos de escavadeiras com tonelagens ainda pouco disponíveis no país, como as de 25, 30 e 36 toneladas, representadas pela Link-Belt nos modelos 250X3E, 300X3E e 360X3E. A iniciativa também apresenta novas tecnologias e diferentes formas de aplicação ao introduzir novos equipamentos no mercado local.
Entre os clientes que participaram das demonstrações está a Helicónia Griego S.A., empresa que atua em obras rodoviárias, pedreiras, minas e limpeza de rios na Costa Rica. Atualmente, a companhia opera com duas escavadeiras Link-Belt — modelos 210X3E e 360X3E. Segundo o gerente financeiro, Diego Lizano Vargas, a experiência prática foi decisiva para a mais recente aquisição. “Foi muito importante ver as máquinas em operação. Participamos de três demonstrações, e isso confirmou nossa escolha. Estamos muito satisfeitos com o atendimento e com a qualidade das escavadeiras. Temos alcançado excelentes resultados”, afirma.

