A WK, empresa brasileira especializada em soluções para gestão empresarial, acaba de lançar a Mik, sua nova inteligência artificial, que empodera os usuários na jornada de uso do ERP da companhia. Em linguagem natural, ela indica as melhores funcionalidades e soluções do sistema para cada cenário, encurta a curva de aprendizado e orienta a execução de processos com passo a passo claro, e até mesmo orienta sobre soluções para situações complexas de negócios, inclusive envolvendo legislação, tudo dentro do próprio ERP.
A IA possui base de conhecimento desenvolvida a partir da documentação completa do sistema da WK e dados anonimizados de chamados atendidos pelo suporte, atuando com um histórico de casos reais para garantir assertividade e agilidade de resolução. Além disso, ela foi treinada com conhecimento sobre obrigações legais, fator essencial para ajudar as pessoas no entendimento sobre os desafios em entregas ao fisco.
A solução de IA generativa atua de maneira transversal, conhecendo detalhes dos mais de 30 módulos do ERP WK, e cria uma possibilidade de conversação com os usuários de todas as áreas. “A Mik vem para ser mais do que uma aliada para esclarecer dúvidas de uso do ERP ou indicar soluções para bugs. Seu profundo conhecimento sobre o ERP e sobre casos de uso reais de milhares de clientes a torna uma especialista no nosso sistema, de forma que entenda as necessidades de negócio e as converta em soluções com o ERP WK Radar. Ela está preparada para apoiar novos usuários desde o início de sua jornada de uso, como também explicar funcionalidades e elaborar roteiros de parametrização ou cadastros para resolver problemas complexos dos clientes”, explica o diretor de produto e mercado da WK, Márcio Tomelin.
A Mik também tem alta capacidade de aprendizagem e linguagem natural, o que a torna mais amigável e interativa. “Ela interpreta texto, áudio e imagem, alternando entre o Chat GPT e o Gemini, garantindo continuidade mesmo em picos de uso ou eventuais instabilidades de fornecedor. A Mik traz em cada resposta sugestões inteligentes de uso do sistema com link, para que os profissionais possam usufruir de forma estratégica das funcionalidades do ERP. A qualidade da Mik superou e muito nossas expectativas e ainda temos um roadmap estratégico robusto que vai surpreender ainda mais nossos clientes nos próximos meses”, detalha Marlo Torres Marques, Head de IA e gestor de tecnologia da WK. Mais de 30 mil usuários de 4 mil empresas terão acesso à inovação.
Antes do lançamento, testes realizados pela WK avaliaram mais de 12 mil casos de uso com a Mik. “Com o aperfeiçoamento tecnológico e treinamento avançado da IA, conseguimos aprovação superior a 90%, sobre respostas e orientações da Mik. A nossa expectativa é de que a Mik transforme de maneira sem precedentes a relação de valor com clientes e parceiros, abrindo caminho para uma atuação humanizada completamente diferenciada junto aos clientes por parte de nossos times na WK e na nossa rede de canais”, finaliza Marlo.
Versão especialista em finanças já disponível
A Mik especialista em WK Radar é uma expansão do projeto da WK para levar inteligência artificial aos clientes como apoio consultivo e estratégico com ênfase em eficiência e performance empresarial. A companhia já havia lançado em 2024 a Mik Especialista em Finanças. Com ela, os usuários do ERP da WK podem obter insights financeiros através de conversação de voz direto no WhatsApp ou Telegram, ou direto dentro do sistema. O usuário pode obter informações e análises complexas sobre as operações financeiras de seu negócio em tempo real.
A Mik Especialista em Finanças também responde em linguagem natural e sem depender de relatórios, acessando diretamente os dados do cliente. Dúvidas como valores diários a pagar ou a receber, visão e análises de fluxo de caixa, saldo em conta bancária e outros detalhes podem ser consultados de forma precisa de maneira direta e muito simplificada. A WK foi a primeira empresa de ERP do país a integrar dados empresariais com inteligência artificial e aplicativos de mensagens instantâneas.

