StartArtiklerMais de 80% das grandes marcas já tiveram ao menos um site...

Mer over 80 % av de store merkene har hatt minst én falsk nettside på internett

Entre março e maio deste ano, realizamos um levantamento na BrandMonitor que identificou que 84,2% das grandes marcas tiveram ao menos um site falso criado e publicado em seu nome, na internet, nos últimos três meses. Esse dado alarmante revela a vulnerabilidade das marcas, tanto brasileiras quanto internacionais, às fraudes, golpes e ameaças digitais.

A proliferação de sites falsos ocorre por diversos motivos, sendo um dos principais a aparente desinformação das marcas em relação às fraudes. Essa desatenção envia uma mensagem aos usuários mal-intencionados de que há oportunidades para lucrar utilizando a autoridade e a imagem de empresas idôneas. E isso é preocupante.

As marcas mais impactadas por fraudes digitais enfrentam uma média de 85 domínios suspeitos, comprometendo tanto seus resultados quanto sua reputação. Diariamente, novos golpes e sites fraudulentos surgem na web e é crucial que as marcas estejam um passo à frente desses agentes maliciosos.

As principais características dos domínios falsos
O primeiro passo para combater de maneira eficiente os domínios falsos é saber como reconhecê-los. Assim, as empresas conseguem propor um planejamento mais objetivo e orientado para encontrar aqueles que são realmente os agressores da marca.

Ainda que existam diversos formatos possíveis para essas fraudes, existem alguns aspectos que são comuns a todos os endereços fraudulentos. Reuni abaixo alguns deles para orientar e ajudar a sua marca nessa identificação:

  • Erros no domínio: sites falsos geralmente imitam sites legítimos, alterando apenas pequenas partes do endereço. Por isso, fique atento a sufixos estranhos (.xyz, .club, .info), erros de ortografia ou palavras e letras adicionais;
  • Descuidos de linguagem: sites falsos geralmente apresentam erros de ortografia, gramática e pontuação. Textos mal escritos e frases sem sentido são sinais de alerta importantes;
  • Alterações no design: layout desorganizado, imagens de baixa qualidade e navegação confusa também podem indicar um site falso. A regra é simples: sempre desconfie de sites com visual amador;
  • Ofertas mirabolantes e urgentes: descontos absurdos, produtos gratuitos ou sorteios imperdíveis podem ser iscas para te atrair para um site falso. O senso de urgência também é uma arma comum usada por esses fraudadores.

Garantir a proteção das marcas contra sites fraudulentos vai muito além de evitar roubo de conversões ou perdas de receita, pois envolve diretamente a forma com a qual a sua marca é percebida pelo mercado e por seus clientes. Afinal, isso demonstra uma preocupação genuína com a segurança dos dados de seus consumidores e com a manutenção de uma imagem positiva. Porém, isso não é tudo: esse olhar também garante que os times possam identificar essas ameaças antes que elas se tornem problemas jurídicos custosos e burocráticos.

Diego Daminelli
Diego Daminellihttps://www.brandmonitor.com.br/
Diego Daminelli er grunnlegger og administrerende direktør i BrandMonitor, et ledende selskap innen overvåkings- og merkevarebeskyttelsesstrategier. Før det var han medstifter av MOCCATO og hadde lederstillinger i selskaper som Afilio og Zarpo. I tillegg til sine prestasjoner i næringslivet er han kjent for sin erfaring innen vekstmarkedsføring, sitt engasjement for utdanning og støtte til oppstartsbedrifter.
RELATERTE ARTIKLER

Legg igjen et svar

Skriv inn kommentaren din!
Vennligst skriv inn navnet ditt her

- Annonse -

NYLIG

MEST POPULÆR

[elfsight_cookie_consent id="1"]