ЭхлэхХэд хэдэнDigitalização e tokenização marcam discussões no StartSe Payment Revolution Day 2025

Digitalização e tokenização marcam discussões no StartSe Payment Revolution Day 2025

Especialistas e executivos do setor financeiro se reuniram nesta quarta-feira (24/09) no Distrito Anhembi, em São Paulo, para o StartSe Payment Revolution 2025, evento sobre o futuro dos meios de pagamento no Brasil. Ao longo de dez horas de programação imersiva, os debates evidenciaram que vivemos a maior transformação desde o surgimento do dinheiro físico. A digitalização, a tokenização e a integração de diferentes métodos, estão remodelando tanto a experiência do consumidor quanto a operação das empresas, embora ainda existam barreiras a superar para que esse ecossistema se torne totalmente fluido.

Um dos destaques foi a palestra “Do real ao digital: O Impacto do Drex, Bitcoin e Blockchain”, conduzida por Lia Maura de Freitas, Gerente de Soluções de TI no Banco do Brasil. “A tokenização traz a democratização do sistema financeiro ao permitir fracionar ativos, como títulos e imóveis, tornando-os acessíveis a um público muito maior. Investimentos de alto valor, antes restritos a poucos, passam a ser viáveis, quando divididos em partes menores. Um título de R$ 1 milhão, por exemplo, pode ser transformado em mil cotas de R$ 1.000, ampliando o acesso ao mercado. Estima-se que, até 2030, a tokenização represente até 10% do PIB mundial, o que reforça a importância de acompanharmos esse movimento e repensarmos nossos modelos de negócio”, destacou.

Outra atração foi a apresentação “Stable e Tokenização no Mercado de Capitais”, com Eric Altafim, Diretor de Produtos e Corporate Sales no Itaú Unibanco. “Hoje, 99% do mercado de stablecoins está lastreado em dólar, concentrado em três grandes emissores, e já movimenta entre 270 e 280 bilhões de dólares, um crescimento de 30% apenas neste ano. A projeção é que, até 2030, cerca de 10% do mercado global de pagamentos, que hoje soma aproximadamente 200 trilhões de dólares, seja transacionado por meio de stablecoins”, explicou. O executivo também destacou a perspectiva para o Brasil: “Quando olhamos para o país, o Drex deve ter um papel importante nesse avanço, mas a retirada da tecnologia blockchain pelo Banco Central abre espaço para que outras stablecoins em reais se consolidem. Esse será um passo essencial para viabilizar a tokenização de ativos e acompanhar a transformação que já acontece em escala global.”

No período da tarde tivemos “A Barreira Invisível: Navegando no Cenário de Pagamentos Brasileiro”, apresentada por Nathan Marion, Senior Director no NuPay. “Tivemos um dado que nos surpreendeu muito: pagamentos com NuPay no varejo têm 23 pontos percentuais a mais de aprovação do que os feitos com cartão de crédito. Porém, nosso objetivo não é substituir os outros meios de pagamento, mas melhorar o processo existente, reduzindo ineficiências como fraude, cartões inválidos e falta de limite, deixando a experiência mais fluida, tanto para o cliente quanto para o lojista”, afirmou Marion.

Ele ainda ressaltou os impactos das chamadas barreiras invisíveis. “São fricções que o consumidor não enxerga, mas que representam enormes perdas para o mercado. No Nubank, conseguimos aumentar o poder de compra do cliente com modalidades como, limite adicional e crédito emergencial, que já evitaram que até 68% das vendas de um grande varejista fossem perdidas. Isso mostra que é possível unir experiência e performance, reduzindo perdas e aumentando a conversão.”

A palestra “O Futuro dos Pagamentos: A Visão da Mastercard para os próximos 5-10 anos”, conduzida por Mario Rocha, Diretor de Produtos e Soluções para PMEs e B2B da Mastercard Brasil, trouxe perspectivas para o setor corporativo. “Pagamentos B2B sempre existiram, mas o que muda e nos leva ao futuro é a forma como eles acontecem. E o Brasil já está nesse futuro: cerca de 90% das empresas possuem conta PJ e adotam ferramentas digitais de gestão, o que nos coloca em vantagem em relação a países semelhantes, como o México, onde 90% das transações ainda são em dinheiro. Esse grau de digitalização cria condições únicas para acelerar a transformação nos pagamentos corporativos”, disse Rocha.

Para concluir, o executivo destacou as tecnologias que devem impulsionar essa mudança. “Soluções como os cartões virtuais (VCNs) e a integração via APIs tendem a ganhar cada vez mais espaço, trazendo automação, controle e eficiência para empresas de todos os portes. O futuro dos pagamentos B2B é brilhante e a oportunidade está em transformar processos manuais e complexos, em operações digitais mais seguras, rápidas e escaláveis.”

O evento contou também com a participação de Gustavo Carvalho, diretor executivo de Value Added Services da Visa do Brasil, que avaliou de forma positiva o encontro. “Foi uma experiência muito enriquecedora participar do StartSe Payment Revolution neste ano. Tivemos acesso a conteúdos relevantes, diversos insights e ainda a oportunidade de realizar um networking de alto nível com os participantes. Agradeço o convite e espero continuar contribuindo nos próximos anos. É sempre um prazer debater temas como prevenção à fraude e cibersegurança, que exigem colaboração constante. Essa troca de informações é fundamental para que todo o ecossistema esteja mais protegido.”

Ao final, o Payment Revolution Day 2025 reafirmou o papel da StartSe e de seus eventos como plataformas de conexão entre tendências globais e a realidade brasileira. Mais do que apresentar novas tecnologias, o encontro deixou claro que a revolução nos meios de pagamento já está em andamento. Para empresas e consumidores, o desafio não é apenas acompanhar, mas liderar essa transformação, porque em um mundo cada vez mais digital, quem dominar a infraestrutura de pagamentos terá em mãos uma das principais alavancas de competitividade e crescimento.

Цахим худалдааны шинэчлэл
Цахим худалдааны шинэчлэлhttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update нь цахим худалдааны салбарын талаар өндөр чанартай контент үйлдвэрлэх, түгээх чиглэлээр мэргэшсэн Бразилийн зах зээлд тэргүүлэгч компани юм.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]