O ano de 2026 deve impor desafios para quem vende online, segundo diagnóstico do Bling, plataforma que reúne soluções de gestão, serviços financeiros, logística, entre outros, para PMEs que atuam no e-commerce. Neste ano, Copa do Mundo, eleições e o início da transição para o novo regime tributário sobre o consumo, trazem impactos às vendas, pois influenciam o comportamento do consumidor.
De acordo com Marcelo Navarini, diretor do Bling, nesse cenário, o planejamento anual, algo indispensável a qualquer empresa, torna-se ainda mais obrigatório, pois permitirá ao empreendedor se preparar para as oscilações de demanda previstas para o ano e também aproveitar as oportunidades trazidas por estes tipos de eventos. “Começar o ano sem um planejamento mínimo compromete a sustentabilidade e, em muitos casos, o futuro do negócio. É nessa etapa que a empresa organiza seus objetivos e conecta operação, finanças e vendas em um mesmo raciocínio de gestão”, explica.
O diretor do Bling reuniu seis dicas para o empreendedor planejar seu ano e garantir bons negócios durante este ano.
- Faça um diagnóstico do seu negócio: comece analisando como seu negócio se comportou no último ano. Identifique o que deu certo e onde há espaço para melhorias. Essa análise deve incluir aspectos como: fluxo de caixa, vendas e atendimento ao cliente, sempre analisando o que funcionou e o que não deu certo.
- Defina metas simples e realistas: estabeleça objetivos para o ano que sejam claros, específicos e dentro das possibilidades do seu negócio como, por exemplo, aumentar o faturamento em 20%, reduzir custos fixos em 10%, comercializar novas categorias de produtos ou desenvolver novos serviços.
- Planeje suas ações com simplicidade: para atingir seus objetivos, desenhe um plano prático e acessível, organizando suas finanças, definindo prioridades – se o orçamento estiver limitado, escolha focar nas ações que trarão maior retorno, e use cronogramas práticos com ações em etapas semanais ou mensais.
- Inclua outras áreas importantes no planejamento: para pequenos negócios, o planejamento deve ser prático, considerando a realização de um inventário simples para controle de estoque, ações de marketing de baixo custo com redes sociais e promoções criativas e foco no atendimento ao cliente.
- Acompanhe os resultados regularmente: monitore faturamento mensal, volume de vendas, lucro líquido e satisfação com feedback dos clientes e use as informações para melhorar e adaptar o planejamento.
- Planeje e gerencie o negócio com ferramentas digitais: soluções como o Bling ajudam a centralizar informações financeiras e operacionais, automatizar processos, reduzir tarefas manuais e aumentar a produtividade. No caso do Bling, há ainda integração com marketplaces como Temu e Shopee, além de plataformas como Instagram e TikTok Shop, permitindo a operação das vendas e entregas em um único ambiente.

