Bắt đầuTin tứcMẹoComo as empresas estão utilizando IA para impulsionar seus resultados

Como as empresas estão utilizando IA para impulsionar seus resultados

Com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial, muitas empresas  têm passado  por transformações intensas e mudanças significativas nos seus negócios. De acordo com um levantamento feito pela IBM no seu “Global AI Adoption Index 2024”, a IA está se consolidando como uma parte integrante das operações diárias das organizações. Segundo a pesquisa, em 2024, 72% dos empreendimentos globais já adotaram IA, o que representa um salto significativo em comparação aos 55% registrados em 2023. 

Ao adotar essas inovações, todos os processos das empresas estão sendo otimizados, desde a automação de tarefas rotineiras até a análise preditiva complexa. Assim, setores como o financeiro, varejo, saúde e manufatura estão na vanguarda dessa evolução, colhendo os benefícios de sistemas inteligentes capazes de processar grandes volumes de dados, identificar padrões e tomar decisões estratégicas com velocidade e precisão sem precedentes.

Para Gustavo Caetano, CEO e fundador da Samba, a personalização é um dos maiores trunfos proporcionados pela IA. “Ao analisar grandes volumes de dados em tempo real, as soluções de IA conseguem compreender o comportamento do consumidor e oferecer experiências adaptadas às suas preferências e necessidades. Essa capacidade de personalizar o atendimento em larga escala aumenta as taxas de conversão, além de fortalecer a relação entre marca e consumidor, promovendo fidelização e melhorando a reputação da empresa no mercado”, analisa.

Quando se fala do uso dessa tecnologia no setor de eventos, a abordagem não só otimizou drasticamente o tempo de atendimento, mas também aumentou as taxas de conversão ao oferecer um suporte personalizado e instantâneo. “O chatbot é capaz de entender a intenção do usuário, responder a perguntas complexas sobre eventos, assentos e preços, e guiar o cliente de forma proativa por meio de todo o processo de compra. Dessa forma, a AI permite processar um volume muito maior de transações com maior precisão, resultando em um crescimento nas vendas e na satisfação do cliente”, pontua Gustavo Soares, COO e Sócio da Bilheteria Express, plataforma digital que oferece soluções automatizadas para a compra e gestão de ingressos.

Quando falamos de IA nas empresas, não podemos ignorar o tema Saúde Mental. Com a vigência da NR-1, que estabelece diretrizes para a saúde mental dos trabalhadores, as organizações têm investido em ferramentas como chatbots, que proporcionam um espaço de escuta ativa e personalizada para os colaboradores.  O EmpatIA tem a missão de ser um ponto de apoio real e acessível dentro das empresas. É um lugar onde o colaborador pode falar e ser escutado, sem julgamento, antes que o desgaste emocional escale. A  solução  humaniza relações, ajuda o RH e ainda contribui para o cumprimento das exigências legais, como a NR-1”, afirma Rafael Sanchez, CEO e fundador da Evolução Digital, empresa de tecnologia com soluções de Inteligência Artificial aplicada à eficiência empresarial com automações e assistentes virtuais para PMEs( Pequenas e Médias Empresas), profissionais liberais e redes de negócios.

Outro quesito delicado e de extrema importância é a ética e transparência no tratamento de dados coletados via IA. Nesse sentido, há soluções no mercado que buscam otimizar tarefas e oferecem consultorias de conformidade à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) para empresas dos mais diversos tamanhos e portes. De acordo com Ricardo Maravalhas, CEO e fundador da DPOnet, empresa que tem como propósito democratizar, automatizar e simplificar a jornada de conformidade com a LGPD, a IA veio para ficar. “As empresas querem soluções ágeis e acessíveis. Com as ferramentas de IA, é possível fazer análises em tempo real das necessidades e gargalos. Além do mais, investir em soluções especializadas não só ajudam as empresas a estar dentro da lei e evitar multas, mas também são poderosas para proteger sua reputação”, ressalta o CEO.

A aplicação da inteligência artificial em ambientes corporativos também transformou a forma como reuniões são conduzidas. Hoje, temos assistentes de reunião com IA, que vêm ganhando destaque por automatizar tarefas como a transcrição de falas, identificação de tópicos-chave, resumo de decisões e até mesmo a atribuição de tarefas aos participantes. “Essas soluções permitem que as empresas tenham uma gestão do conhecimento compartilhada de forma assíncrona, e, a partir disso, voltem a ser detentoras do conteúdo que estão entregando para o mercado. Além disso, ferramentas desse tipo ajudam a economizar tempo e garantir que as informações mais relevantes sejam registradas e compartilhadas com precisão”, reflete Rodrigo Stoqui, Country Manager da tl;dv.

Por fim, com a expansão das tecnologias, cresce também a responsabilidade das companhias em garantir a segurança digital. Paulo Lima, CEO da Skynova, empresa especializada em soluções de cloud, e-mail corporativo e segurança digital, explica que a coleta e processamento de dados em larga escala exigem mecanismos robustos para proteger a privacidade dos usuários e evitar vazamentos de informações sensíveis. “Nesse cenário, ferramentas de IA voltadas para a proteção de dados têm ganhado espaço, principalmente por oferecerem diagnósticos rápidos, alertas automatizados e relatórios que facilitam a atuação preventiva”, analisa.

Cập nhật thương mại điện tử
Cập nhật thương mại điện tửhttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update là công ty hàng đầu tại thị trường Brazil, chuyên sản xuất và phổ biến nội dung chất lượng cao về lĩnh vực thương mại điện tử.
BÀI VIẾT LIÊN QUAN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

GẦN ĐÂY

PHỔ BIẾN NHẤT

[elfsight_cookie_consent id="1"]