Bắt đầuBài viếtPersonalização em escala transforma eficiência em vantagem competitiva na Gestão de Pessoas

Personalização em escala transforma eficiência em vantagem competitiva na Gestão de Pessoas

Já foi tempo em que o RH era visto apenas como executor de processos. O que vivemos hoje é uma guinada necessária: a gestão de pessoas ocupa posição central nas decisões que moldam o futuro das organizações. Esse movimento impacta diretamente a cultura, a reputação e os resultados, e cumpre a função de não apenas captar e reter, mas buscar transformar talentos em embaixadores da marca.

Nesse contexto, consolida-se cada vez mais como pilar estratégico nas organizações a adoção do conceito de Total Rewards, algo como a somatória de tudo o que uma empresa oferece aos seus colaboradores como reconhecimento por sua contribuição e como estímulo ao seu crescimento. Há fatores tangíveis, como remuneração direta, benefícios e bonificações; e intangíveis, como reconhecimento, flexibilidade, equilíbrio e bem-estar integral, além de aspectos da própria organização, como cultura e propósito.

Como parte dessa evolução, está presente a proposta de valor para o colaborador, formulada pelos gestores de RH e alinhada com as estratégias do negócio. Nisto os benefícios corporativos têm um peso importante e o diferencial competitivo já não está em oferecer benefícios padronizados, mas na capacidade de personalizá-los em escala, respeitando fases de vida, perfis diversos e prioridades individuais. 

Essa entrega exige mais do que boa intenção: demanda estrutura tecnológica e visão integrada como aliadas estratégicas para organizar para os gestores as regras de concessão e flexibilização de cada benefício, capturar as escolhas de cada colaborador e contratar os benefícios nos provedores. E mais, será necessário promover a comunicação estreita e conexão direta com o colaborador, e só é possível fazer isto em larga escala usando tecnologia.

Na Beneo, desenvolvemos uma tecnologia exclusiva para enfrentar exatamente esses desafios. Nossa solução centraliza e automatiza toda a jornada dos benefícios, da contratação à flexibilização, oferecendo aos gestores de RH e Benefícios ferramentas para ampliar a escuta ativa, eliminar gargalos operacionais e desenhar experiências de valor com precisão. Ao reduzir o espaço dedicado a tarefas repetitivas, a tecnologia impulsiona a construção de um RH mais estratégico, orientado à performance. Na prática, o gestor ganha um bem valioso: tempo para se dedicar a iniciativas que, de fato, impactam o negócio.

E essa mudança é urgente. Segundo a Deloitte, 79% dos líderes de RH enxergam a transformação digital como prioridade, mas apenas 17% se dizem preparados para executá-la de forma consistente. Esse hiato entre intenção e prática gera um vácuo perigoso de alinhamento interno, engajamento sustentável e impacto estratégico.

A McKinsey reforça esse alerta: empresas com proposta bem estruturada de valor aos colaboradores têm até 4,5 vezes mais chances de atrair e manter talentos de alta performance. Afinal, não basta oferecer um bom pacote de benefícios. É preciso construir experiências alinhadas a propósitos e expectativas individuais.

Em mercados cada vez mais marcados por pressões constantes, escassez de talentos e múltiplas gerações compartilhando o mesmo ambiente, a capacidade de gerar vínculo e confiança tornou-se o ativo competitivo mais difícil de replicar. E é nesse ponto de convergência entre estratégia, tecnologia e humanidade que o novo RH se consolida.

Essa arquitetura exige líderes que compreendam sistemas sem perder a sensibilidade com as pessoas. Porque, no fim, são as conexões bem construídas, sustentadas por inteligência e confiança, que tornam times comuns em forças extraordinárias.

Armando Ribeiro
Armando Ribeiro
* Armando Ribeiro é CEO da Arista, holding especializada no desenvolvimento e gestão de negócios digitais inovadores, com destaque para as plataformas Beneo e RH Digital. Com mais de três décadas de trajetória profissional, construiu uma carreira sólida e multifacetada em setores como serviços financeiros, indústria, varejo e tecnologia. Atua no setor de benefícios corporativos desde os anos 1990, tendo sido sócio e diretor-executivo da VB Serviços (atualmente Sem Parar Empresas) entre 1998 e 2003. Em 2004, fundou a Smart, empresa de vales-transporte corporativos adquirida posteriormente pela Alelo. Reconhecido como um empreendedor em série, Armando é referência na transformação digital dos benefícios e na criação de soluções que otimizam a relação entre empresas e colaboradores.
BÀI VIẾT LIÊN QUAN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

GẦN ĐÂY

PHỔ BIẾN NHẤT

[elfsight_cookie_consent id="1"]