Bắt đầuTin tứcMẹoDemissões META: quais são as regras do uso de benefícios de alimentação no Brasil?

Demissões META: quais são as regras do uso de benefícios de alimentação no Brasil?

A Meta anunciou no último dia 17 a demissão de cerca de vinte funcionários do escritório em Los Angeles, EUA, por má utilização dos benefícios de alimentação. O Brasil tem legislação rigorosa em relação ao uso dos benefícios de refeição e alimentação, preconizados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).  

O O vale-alimentação, também conhecido como VA, pode ser usado para as compras em supermercados, padarias, mercearias, açougues, hortifrútis e quitandas, mas exclusivamente para itens relacionados à alimentação, como frutas, verduras, legumes, carnes, entre outros. É a opção ideal para quem prefere levar marmita e fazer as refeições dentro da própria empresa.  

O O vale-refeição, ou VR, pode ser utilizado apenas para o pagamento de refeições em restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares, ou aplicativos de delivery para comprar prato-feito, refeição self-service, lanche, sucos, refrigerantes ou sobremesas.  É possível, ainda, adquirir gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais. 

O que não é possível comprar com o VA, nem com o VR: bebidas alcoólicas, cigarros e produtos à base de tabaco e eletrodomésticos. 

Utilizar o saldo do VR ou VA para outros fins não é permitido pela legislação justamente para garantir a segurança alimentar do trabalhador. Os benefícios devem ser usados exclusivamente para a finalidade original: segurança alimentar e saúde, sem saque ou transferência de saldo. 

Criado há quase 50 anos, vale reforçar que o PAT se consolidou como uma das políticas públicas mais bem-sucedidas que protege hoje mais de 20 milhões de trabalhadores de mais de 300 mil empresas, em especial trabalhadores que recebem até cinco salários-mínimos, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.  

Willian Gil, diretor executivo de Governança Corporativa e Relações Governamentais da VR está disponível para comentar o assunto, bem como as regras e especificidades da legislação brasileira. 

Com mais de 16 anos de experiência no mercado privado, Willian Gil, diretor executivo de Governança Corporativa e Relações Governamentais da VR, dirige as estratégias de gestão de riscos regulatórios, lidando com as mais diversas autoridades e stakeholders, e representa a empresa institucionalmente nos temas de interesse. Advogado de formação, Willian é pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cursou Gerenciamento de Resultados na Fundação Dom Cabral (FDC), atuou como mentor em programas de liderança aplicados na América Latina e foi palestrante para temas do mercado corporativo. 

Cập nhật thương mại điện tử
Cập nhật thương mại điện tửhttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update là công ty hàng đầu tại thị trường Brazil, chuyên sản xuất và phổ biến nội dung chất lượng cao về lĩnh vực thương mại điện tử.
BÀI VIẾT LIÊN QUAN

GẦN ĐÂY

PHỔ BIẾN NHẤT

[elfsight_cookie_consent id="1"]