شروع کریں۔DestaqueAtaque à legislação brasileira? Lula realiza reunião com ministros para discutir sobre...

Ataque à legislação brasileira? Lula realiza reunião com ministros para discutir sobre a alteração nas políticas da Meta

O anúncio da Meta, realizado nesta terça-feira (7) pelo CEO Mark Zuckerberg, deixou usuários, especialistas e até governos em estado de atenção. Essa questão é tão urgente que, na manhã de hoje, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros do governo para debater sobre as novas diretrizes da empresa. Agora, o sistema de verificação de fatos (fact-checking) das plataformas de redes sociais Instagram, Facebook e Threads será oficialmente descontinuado nos Estados Unidos; e, a longo prazo, a medida também tem previsão para ser aplicada em outros países. 

Segundo o CEO da Meta, o objetivo é reduzir erros cometidos pelo sistema, que removia acidentalmente alguns perfis e publicações, e prezar pela liberdade de expressão dos usuários. Na prática, a checagem de fatos não será totalmente excluída, mas será adotado o modelo “notas da comunidade”, similar ao utilizado pelo X, em que os próprios usuários colocam observações nos posts. Para o governo federal, essa nova política preocupa, porque vai de encontro à soberania dos países; Lula chegou a declarar que a comunicação digital deve ter a mesma responsabilidade de outros meios, como a imprensa. 

Um dos maiores desafios legais e éticos relacionados às alterações na política da Meta é a possível liberdade para discutir temas de carácter discriminatório, como gênero e raça, que são passíveis de crime no país. Além da reunião de hoje, o Ministério Público Federal (MPF) também já exigiu explicações da empresa, que também é dona do Whatsapp, para avaliar o impacto dessas mudanças no Brasil. Para o CEO do Silva Lopes Advogados e especialista em Direito na área empresarial, Layon Lopes, a questão é complexa, e pode ter consequências jurídicas e econômicas não somente para o Brasil, mas de ordem global.  

– Quando uma grande empresa de tecnologia altera suas políticas, os efeitos geralmente vão além das fronteiras nacionais. No Brasil, o desafio está em conciliar a liberdade de expressão com o respeito às leis locais, que buscam proteger direitos fundamentais, como a dignidade e a não discriminação. Essa situação demanda atenção cuidadosa e uma colaboração entre governos, empresas e a sociedade, comenta Lopes.

Além disso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, também comentou sobre as alterações, e afirmou que as redes sociais poderão continuar a operar caso respeitem as leis vigentes no território brasileiro. Vale lembrar que o início do segundo semestre de 2024 foi marcado pelo embate entre o STF e a plataforma X, que culminou no bloqueio da rede social depois do descumprimento de legislações brasileiras. 

ای کامرس اپ ڈیٹ
ای کامرس اپ ڈیٹhttps://www.ecommerceupdate.org
ای کامرس اپ ڈیٹ برازیل کی مارکیٹ میں ایک سرکردہ کمپنی ہے، جو ای کامرس سیکٹر کے بارے میں اعلیٰ معیار کا مواد تیار کرنے اور پھیلانے میں مہارت رکھتی ہے۔
متعلقہ مضامین

حالیہ

سب سے زیادہ مقبول

[elfsight_cookie_consent id="1"]