O setor financeiro brasileiro vive no ano de 2025 uma revolução regulatória liderada pelo Banco Central e por outros órgãos normativos, que vêm redefinindo os processos e as prioridades das instituições financeiras. Em um cenário marcado por transformações inovadoras, a Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais do mundo e parte do grupo Stefanini, intensifica sua atuação de forma estratégica no suporte a bancos e instituições na jornada de adequação e evolução digital.
“Estamos vivendo um novo capítulo do mercado financeiro, em que a pauta regulatória se tornou o centro das atenções. Mais do que cumprir exigências legais, trata-se de modernizar o sistema, fortalecer a confiança e impulsionar a inovação. A Topaz tem atuado com intensidade e protagonismo nesse movimento”, afirma Jorge Iglesias, CEO da Topaz.
A Resolução nº 4.966 do Banco Central, considerada a maior alteração sistêmica já promovida no setor, é apenas um exemplo de uma série de iniciativas que vêm exigindo mobilização por parte dos bancos e a Topaz liderou a prestação de serviços na adaptação ao novo modelo com agilidade e eficiência. Além dela, outras normas importantes, como a CVM 210, a adoção do CNPJ alfanumérico, e os impactos da reforma tributária sobre os sistemas financeiros, têm gerado um volume inédito de demandas técnicas e operacionais.
A Topaz tem se dedicado significativamente à adequação de suas plataformas e soluções, reforçando seu compromisso com a estabilidade, segurança e inovação do ecossistema financeiro. A empresa também tem participado ativamente das discussões regulatórias, não apenas com clientes, mas em fóruns técnicos e institucionais, contribuindo para a construção de um ambiente financeiro mais moderno e resiliente.
“Nossos esforços se direcionam para que participemos ativamente de todas as mudanças implantadas em interações com nossos clientes sobre cada passo dado e as entregas realizadas. É uma vitória para o sistema financeiro nacional, pois representa o cuidado em garantir progresso e desenvolvimento tecnológico para o âmbito financeiro nacional, demonstrando de maneira efetiva a robustez e confiabilidade das instituições brasileiras, que são totalmente alinhadas às mais altas exigências internacionais”, salienta Iglesias.
O CEO também destaca o papel do Banco Central na condução dessas transformações. “A capitania regulatória exercida pelo BC é um diferencial do Brasil. É ela que tem impulsionado o progresso, a inovação e o desenvolvimento tecnológico no setor financeiro. E a Topaz está alinhada a esse movimento, contribuindo ativamente para que o sistema como um todo avance com segurança e modernidade,” ressalta Iglesias.
Com a próxima onda da Resolução 4966 prevista para 2027 e novas normativas no horizonte, a Topaz segue comprometida com a missão de apoiar seus clientes em cada etapa desse processo, fornecendo soluções robustas e atualizadas, além de insights estratégicos para antecipar tendências.
“Estamos preparados para continuar sendo um parceiro confiável neste novo ciclo regulatório. Nosso papel é ir além da tecnologia: é ajudar nossos clientes a navegarem com segurança e confiança nesse cenário dinâmico e desafiador, além de fomentar a inovação acarretada pelo Banco Central, que tem sido determinante para o avanço tecnológico do setor” conclui Jorge Iglesias.

