ГоловнаНовиниEmpresas obtêm retorno superior a 30% em inovação, mas ainda enfrentam desafios...

Empresas obtêm retorno superior a 30% em inovação, mas ainda enfrentam desafios na mensuração de ROI, aponta pesquisa

Apesar de a inovação ser uma prioridade estratégica para grande parte das empresas, a mensuração do Retorno sobre o Investimento (ROI) em inovação ainda é um desafio para muitas organizações. Segundo o estudo “ROI na Inovação – Benchmark Report 2025”, realizado pela Match IT, com apoio da ABES, Hotmilk, NR7 e Octua, mais da metade das empresas que acompanham o ROI atingem retorno superior a 30% em menos de dois anos. No entanto, 30% das empresas ainda não possuem mecanismos estruturados para medir esses resultados.

A pesquisa ouviu executivos de diversos setores entre fevereiro e março de 2025, e apontou que a maturidade média das iniciativas de inovação no mercado brasileiro é de apenas 2,7 em uma escala de 1 a 5. Embora 88% dos respondentes afirmem contar com equipes dedicadas à inovação ou P&D (pesquisa e desenvolvimento), apenas 27% possuem uma área centralizada para governança e acompanhamento de resultados.

“O gerenciamento do ROI é fundamental para dar visibilidade ao impacto das iniciativas e justificar investimentos. Ele ajuda a tangibilizar os ganhos em números e a demonstrar que a inovação se paga, seja pela economia direta, incremento de receita ou melhoria operacional”, destaca Rose Ramos, Founder & CEO da MatchIT.

Os dados também revelaram que a principal motivação para inovação nas empresas é o ganho de eficiência (70%), seguido pelo desenvolvimento de novos produtos e canais (48%). Já a inovação aberta, com colaboração entre startups e institutos de pesquisa, está presente em 43% das empresas. Mas, apenas 36% buscam inovações transformadoras ou disruptivas, e a inovação social, voltada para práticas ESG e impacto ambiental, aparece em apenas 25% dos casos.

A pesquisa apontou ainda que 66% dos executivos esperam retorno dos investimentos em inovação em até dois anos. Entre os principais desafios relatados, estão a dificuldade de alinhar custo-benefício em projetos de longo prazo (41%), a ausência de modelos financeiros adequados para iniciativas inovadoras (26%) e a resistência cultural interna, que pressiona por resultados imediatos (25%).

Embora 71% das empresas apliquem métricas financeiras para avaliar a inovação, a gestão do ROI ainda é incipiente: 52% das empresas começaram a medir esse indicador há menos de dois anos, e apenas 5% fazem isso há mais de cinco anos. Entre as métricas mais adotadas estão economia de custos e horas trabalhadas (48%), payback do investimento (30%) e indicadores tradicionais como Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR) (25%). Outro ponto crítico identificado é a falta de ferramentas tecnológicas avançadas para monitoramento: mais da metade das empresas (57%) ainda utilizam métodos tradicionais, como planilhas de Excel e apresentações em PowerPoint, para consolidar dados de ROI.

Mesmo em um cenário de desafios, 61% das empresas indicam que os investimentos em inovação devem crescer em 2025, impulsionados por avanços tecnológicos como IA, 5G e blockchain, além das demandas crescentes dos consumidores e do cenário macroeconômico. “A inovação é essencial para a competitividade e crescimento das empresas. Os avanços tecnológicos e a necessidade de adaptação ao mercado tornam o investimento em inovação uma prioridade”, conclui Rose Ramos.

O relatório completo está disponível para consulta neste посилання.

Зростання електронної комерції
Зростання електронної комерціїhttps://ecommerceupdate.org
E-Commerce Update - провідна компанія на бразильському ринку, що спеціалізується на виробництві та поширенні високоякісного контенту про сектор електронної комерції.
СУМІЖНІ ПИТАННЯ

ЗАЛИШИТИ ВІДГУК

Будь ласка, залиште свій коментар!
Будь ласка, введіть тут своє ім'я

РЕЦЕНЗІЇ

НАЙПОПУЛЯРНІШІ

[elfsight_cookie_consent id="1"]