БашлауЯңалыкларЧыгарылышларыNova IA brasileira promete cortar 15% do gasto de energia no varejo

Nova IA brasileira promete cortar 15% do gasto de energia no varejo

Às vezes, o desperdício de energia acontece sem que ninguém perceba. Uma porta de Câmara fria que ficou entreaberta, um ar-condicionado que continua funcionando mesmo quando todo mundo já deixou o trabalho, uma luz acesa onde não precisava estar ou um simples setpoint errado em um controlador. Pode parecer pouco, mas, quando falamos de supermercados e grandes varejistas, esses “pequenos deslizes” se transformam em milhões de reais perdidos todos os anos. Além do custo com energia, esses hábitos reduzem a vida útil dos equipamentos, que acabam trabalhando mais do que deveriam — o que significa mais manutenção, mais trocas e mais prejuízo.

Nesse contexto, o NEO Estech, plataforma de inteligência de dados aplicada à gestão e monitoramento de equipamentos, anuncia o lançamento do NEO Lume, uma inteligência artificial própria para análise de dados e suporte técnico, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Na prática, a tecnologia realiza de forma automatizada o monitoramento de refrigeração, ar-condicionado, consumos de energia e água, gerador de energia e sistemas anti-incêndio, agindo de forma preditiva e proativa.

Entre outras ações, a IA será capaz de interpretar os dados dos sensores monitorados, facilitando a tomada de decisão. Enquanto o NEO Estech monitora automaticamente os equipamentos e abre chamados em caso de anomalias, o NEO Lume permite que o usuário interaja diretamente com essas informações por meio de linguagem natural. Será possível, por exemplo, perguntar: “Quais equipamentos possuem chamados abertos há mais de três dias?”“Quais os equipamentos passam mais tempo com a porta aberta?”, reportar bugs ou ainda solicitar alterações em escalas e configurações do sistema durante a conversa. A IA entende o contexto, identifica a instalação de origem e torna a interpretação dos dados muito mais acessível e prática.

Segundo o CEO do NEO Estech, Sami Diba, a tecnologia é resultado direto de mais de cinco anos de operação e obtenção de dados, também coletados com tecnologia própria. A empresa já atua em grandes redes como Carrefour, Atacadão, Savegnago, Tauste e Confiança. Esse histórico permitiu o desenvolvimento de um modelo treinado com base em casos reais, documentos técnicos, manuais e milhares de interações humanas acumuladas ao longo do tempo.

“A gente sabe que o varejo opera no detalhe — e, muitas vezes, são justamente esses detalhes que passam despercebidos. Foi com base neles que criamos o Lume. Ele entende o contexto, aprende com o dia a dia e devolve inteligência prática para o cliente. Se antecipa aos problemas, evita desperdícios e contribui diretamente com a saúde financeira do negócio. Criar o Lume foi uma decisão estratégica: não apenas pelo ganho em eficiência, mas porque escalar atendimento técnico de qualidade, com essa abrangência, seria impossível apenas com pessoas”, afirma Sami Diba, CEO do NEO Estech.

A IA poderá atender em cinco idiomas — português, inglês, espanhol, francês e italiano — assim como as demais soluções da empresa. De acordo com o CEO, o objetivo é auxiliar na estratégia de internacionalização da startup, que já está presente em seis países.

Электрон сәүдә яңартуы
Электрон сәүдә яңартуыhttps://www.ecommerceupdate.org
Электрон сәүдә яңартуы - Бразилия базарында әйдәп баручы компания, электрон сәүдә тармагы турында югары сыйфатлы эчтәлек җитештерүдә һәм таратуда махсуслашкан компания.
Бәйләнешле мәкаләләр

.АВАП калдыр

Зинһар, үз фикерегезне кертегез!
Зинһар, монда үз исемегезне кертегез

Хәзерге вакытта

ИOS КOPП

[elfsight_cookie_consent id = "1"]