БашлауЯңалыкларКиңәшләрCinco dicas para uma operação de M&A bem-sucedida

Cinco dicas para uma operação de M&A bem-sucedida

No dinâmico mundo dos negócios, as fusões e aquisições (M&A) podem ser uma boa estratégia para a expansão de empresas e liquidação de ativos. Para que um M&A seja bem-sucedido, para além de questões econômicas, é necessário considerar diversos aspectos jurídicos que podem impactar diretamente o resultado da operação.

“As discussões no mercado giram muito em torno das sinergias na conclusão das operações, impactos financeiros, valuation e garantias. São pontos famigerados em operações de M&A, são o propósito de qualquer negociação”, afirma Gustavo Michel Arbach, Especialista em Direito Empresarial e Societário. No entanto, Gustavo ressalta que a parte jurídica também tem um grande peso nesses processos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados e estar juridicamente preparado para garantir o sucesso das operações.

A seguir, Arbach destaca algumas dicas para que um M&A tenha mais segurança e eficiência:

Conte com profissionais experientes e de confiança

O sucesso de um M&A depende diretamente da qualidade da assessoria envolvida (principalmente jurídica e financeira). Ter ao seu lado profissionais altamente qualificados e confiáveis, que foquem exclusivamente no melhor acordo e na proteção dos seus interesses, mas nunca deixem de lado o objetivo de fazer negócio, é indispensável para evitar riscos e maximizar os ganhos.

Projete cenários e sempre considere o pior deles

Durante o processo de M&A, é importante efetuar análises detalhadas de risco e planejar diferentes cenários de forma propositiva. Um advogado sempre deve projetar e prever o pior deles, pois essa abordagem permite mitigar potenciais prejuízos e evitar surpresas desagradáveis ao longo do caminho.

Atenção aos detalhes

A complexidade dos trâmites que envolvem o M&A exige profissionais atentos e dedicados à operação. A falta de atenção e perfeccionismo pode resultar em cláusulas frágeis, ambíguas e juridicamente discutíveis. Mesmo em contratos com muitas páginas, todas as cláusulas devem estar completas e precisas e prevendo exatamente a intenção das partes no negócio. 

Atenção ao Pós-Closing e integração

O fechamento de um acordo não é o fim do processo. O Pós-Closing é uma fase importante e que pode impactar diretamente o valor da transação. Problemas na integração das empresas, falhas contratuais e disputas pós-fechamento podem comprometer todo o esforço do M&A. Sempre certifique-se que todo o processo está minuciosamente desenhado. 

Negocie com quem você confia

Um M&A não deve nem começar se não houver a mínima confiança entre as partes envolvidas. Mais do que um contrato bem elaborado e uma due diligence bem conduzida, é premissa que todas as partes envolvidas tenham sinergias e credibilidade.Isso é o melhor antídoto contra litígios e aumenta as chances de que os termos acordados sejam cumpridos de maneira transparente e benéfica para todos.

“Seguir essas diretrizes pode ser a chave para um processo de M&A bem-sucedido, reduzindo riscos e aumentando as chances de uma transação vantajosa para todas as partes”, conclui Gustavo.

Электрон сәүдә яңартуы
Электрон сәүдә яңартуыhttps://www.ecommerceupdate.org
Электрон сәүдә яңартуы - Бразилия базарында әйдәп баручы компания, электрон сәүдә тармагы турында югары сыйфатлы эчтәлек җитештерүдә һәм таратуда махсуслашкан компания.
Бәйләнешле мәкаләләр

.АВАП калдыр

Зинһар, үз фикерегезне кертегез!
Зинһар, монда үз исемегезне кертегез

Хәзерге вакытта

ИOS КOPП

[elfsight_cookie_consent id = "1"]