Google search engine
InícioNotíciasDicasTrês mudanças estratégicas que empresários devem adotar para impulsionar o crescimento em...

Três mudanças estratégicas que empresários devem adotar para impulsionar o crescimento em 2025

Publicado em

Negócios bem-sucedidos têm em comum a capacidade de ajustar suas estruturas organizacionais para manter sua eficiência e competitividade no mercado. E a base para esse processo é o alinhamento entre os valores e as estratégias de longo prazo, que, por sua vez, devem se refletir nas atividades operacionais.

Os principais responsáveis por garantir essa sinergia são as lideranças. Uma pesquisa da Gallup mostrou que 70% do engajamento e da produtividade dos colaboradores estão diretamente ligados à atuação de seus líderes. Por isso, fortalecer a camada tática é primordial para que o planejamento seja efetivamente traduzido em ações práticas.  

Para Marcus Marques, referência em gestão empresarial e fundador do Grupo Acelerador, empresas que realizam mudanças periódicas e estratégicas no organograma conseguem navegar melhor pelas incertezas do mercado. “Planejar com maestria não é luxo, é necessidade. Cada ajuste, plano e estratégia deve ser feito com precisão e visão de futuro, para que a empresa não apenas sobreviva, mas prospere e seja destaque em um mercado tão competitivo”, afirma o especialista.  

  1. Reforce a liderança estratégica  

Lideranças fortes e alinhadas aos valores da empresa são fundamentais para orientar o crescimento sustentável. Elas devem atuar como guardiãs da missão, da visão e valores do negócio, garantindo que cada decisão esteja conectada aos objetivos de longo prazo. “Líderes estratégicos são aqueles capazes de antecipar tendências e se adaptar ao mercado, sem deixar os valores corporativos de lado, uma vez que a cultura da empresa precisa ser seguida para que os resultados também sejam alcançados”, explica Marques. 

Para 2025, é essencial que as lideranças acompanhem as tendências e incorporem metodologias ágeis e baseadas em dados, como com o uso da inteligência artificial. No entanto, essa integração deve ser feita de maneira criteriosa e alinhada às necessidades específicas do negócio, garantindo que sejam adotadas de forma sustentável. “Quando utilizadas com propósito e clareza, ferramentas inovadoras e que façam sentido com o negócio conectam os objetivos da empresa às práticas diárias, promovendo melhores resultados”, ressalta o especialista.

  1. Capacite a camada tática  

Gestores, supervisores e líderes, que formam a camada tática da organização, têm o papel de conectar a estratégia ao dia a dia. Quando capacitados, esses profissionais conseguem transformar diretrizes estratégicas em ações práticas.

Empresas que capacitam seus gestores colhem benefícios como maior engajamento das equipes, redução de erros e uma implementação mais ágil do planejamento. “Eles são a ponte entre a visão da diretoria e a execução operacional. Investir em treinamento contínuo e em metodologias que facilitem a comunicação e o monitoramento de desempenho faz toda a diferença”, recomenda Marques. 

  1. Otimize o operacional  

A organização e bom desempenho dos colaboradores reflete diretamente no sucesso do planejamento estratégico. Equipes operacionais treinadas, bem preparadas e ágeis conseguem entregar resultados com menos recursos, otimizando custos e elevando a qualidade dos produtos ou serviços. 

Para Marques, a chave está na execução precisa de cada ajuste na estrutura organizacional. “Potencializar o operacional não é apenas sobre eficiência, mas sobre criar uma cultura de melhoria contínua. Com um plano bem estruturado, mudanças deixam de ser riscos e passam a ser oportunidades de crescimento”, finaliza.

Últimas Matérias

Projeto Tarja Violeta chega ao e-commerce da Nissei e amplia alcance da solidariedade

O Projeto Tarja Violeta, é uma campanha idealizada pela agência OpusMúltipla, onde cada “remédio”...

Bitget acelera expansão na América Latina com forte crescimento no Brasil 

Bitget, uma das principais corretoras de criptomoedas e empresas da Web3 no mundo, mantém...

Cinco dicas para vender mais na Black Friday pelo WhatsApp

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano para o comércio,...

Quem manda agora é o Social Commerce? O que esperar do boom do TikTok Shop

Com apenas dois meses de lançamento do TikTok Shop no Brasil, algumas marcas já...