InícioNotíciasBitso Business lança relatório sobre a adoção de stablecoins na América Latina...

Bitso Business lança relatório sobre a adoção de stablecoins na América Latina em 2025

A Bitso Business – unidade B2B da Bitso que fornece infraestrutura para pagamentos transfronteiriços eficientes e transparentes – lançou hoje, durante a Stablecoin Conference 2025, seu novo relatório Stablecoins Landscape in Latin America’ (Panorama das Stablecoins na América Latina), referente ao primeiro semestre de 2025. O estudo, baseado em uma análise comportamental de uma amostra de mais de 1.300 clientes da Bitso Business, é um desdobramento do relatório Panorama Cripto na América Latina, que já é uma referência no mercado. A nova análise revela um crescimento exponencial na adoção e no uso de stablecoins por empresas em toda a região.

A companhia também apresentou durante a conferência uma nova identidade de marca, que reflete como a Bitso Business vem acompanhando a evolução do mercado nos últimos três anos, tornando-se um parceira confiável de infraestrutura de pagamentos para mais de 1.900 instituições.

As stablecoins estão, rapidamente, se tornando uma das ferramentas mais transformadoras das finanças globais. Segundo o Banco de Compensações Internacionais (BIS), em 2025 as stablecoins ultrapassaram US$ 230 bilhões em valor de mercado, comparado com cerca de US$ 20 bilhões em 2020. Os volumes de negociação diária colocam consistentemente as stablecoins entre os ativos digitais mais transacionados, com USDT e USDC respondendo juntos por mais de 70% de toda a atividade global de criptoativos (CoinGecko, 2025). À medida que empresas e indivíduos buscam alternativas de pagamento mais rápidas, baratas e sem fronteiras, as stablecoins estão criando uma ponte entre as finanças tradicionais e os ativos digitais.

“Na América Latina, não estamos apenas observando essa transformação, estamos liderando-a. Milhares de empresas já confiam na infraestrutura da Bitso Business para pagamentos transfronteiriços e soluções baseadas em stablecoins, que permitem que negócios globais paguem e recebam instantaneamente em moedas locais, com eficiência, transparência e cobertura regulatória”, afirmou Daniel Vogel, CEO e cofundador da Bitso. “E é por isso que dedicamos tempo para ouvir nossos clientes, entender como estão usando as stablecoins e para quais finalidades”.

Principais destaques do relatório Panorama das Stablecoins na América Latina para o 1º semestre de 2025:

  • Crescimento exponencial na adoção institucional
  • A participação das stablecoins no volume total transacionado pela Bitso Business mais do que dobrou entre o 2º semestre de 2024 e o 1º semestre de 2025.
  • Empresas estão integrando cada vez mais stablecoins em operações de tesouraria, câmbio e pagamentos, reforçando seu papel como instrumento confiável para finanças transfronteiriças.
  • Penetração em diferentes setores
  • Adoção se expande além de traders e empresas de remessas, alcançando serviços de pagamento tradicionais e envio de dinheiro.
  • Setores em destaque: crescimento de 68% entre PSPs (Payment Service Providers) e aumento de 5,3 vezes no setor de games.
  • As stablecoins permitem que empresas globais expandam seus negócios de forma mais eficiente a mercados emergentes, oferecendo acesso regulado a moedas fortes sem necessidade de residência ou identificação fiscal nos EUA.
  • Novos casos de uso além das remessas
  • Embora as remessas ainda sejam um motor importante, novos casos de uso ganham protagonismo: câmbio, tesouraria e arbitragem representaram 45% dos volumes de stablecoins da Bitso Business no 1º semestre de 2025.
  • Pagamentos B2B também mantiveram crescimento consistente em comparação com o 1º semestre de 2024.
  • Crescimento consistente em toda a região
  • O México continua na liderança, elevando sua participação nos volumes de transações com stablecoins, passando de 45% no 1º semestre de 2024 para 47% no 1º semestre de 2025.
  • O Brasil ampliou sua participação, com aumento de 2 p.p. no comparativo anual (1º semestre 2024 – 1º semestre 2025).
  • A Colômbia também cresceu 2 p.p. no 1º semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior.
  • A Argentina teve alta de 1 p.p. no comparativo anual (1º semestre 2024 – 1º semestre 2025).
  • Outros países da região ainda estão em estágios iniciais de adoção, mas apresentam crescimento estável à medida que mais indústrias exploram soluções baseadas em stablecoins além das remessas.

Bitso Business: entrando em uma nova era

Daniel Vogel também anunciou, no primeiro dia da Stablecoin Conference 2025, a nova identidade da Bitso Business. O rebranding substitui o tradicional verde da unidade por um tom renovado de azul, simbolizando a consolidação da empresa como um player estratégico de infraestrutura para pagamentos institucionais.

“Quando lançamos a Bitso em 2014, cripto ainda era experimental. Hoje, a Bitso Business é parceira de infraestrutura de pagamentos de mais de 1.900 instituições, ajudando-as a enviar, receber e converter moedas locais por meio da blockchain, de forma mais rápida, barata e totalmente compatível com a regulação”, disse Vogel. “Essa nova identidade reflete a jornada que trilhamos e o futuro que estamos construindo juntos para empresas na América Latina e além”.

Com mais de uma década de atuação na região, a Bitso segue liderando o movimento para tornar o cripto útil, impulsionando tanto o acesso financeiro institucional quanto o de varejo por meio de inovação, confiança e alinhamento regulatório.

Vencedores do Hackathon MXNB:

Na Stablecoin Conference 2025, a Juno – uma empresa da Bitso – anunciou os vencedores do Hackathon MXNB, um desafio global online para remodelar o futuro das finanças. Os prêmios, promovidos em colaboração entre Bitso Business, Arbitrum, QED Investors e Portal, foram concedidos após uma maratona de 4 semanas com o objetivo de criar a próxima geração de soluções de pagamento e DeFi com a stablecoin pareada com o peso mexicano.

Os vencedores por categoria são:

Pagamentos: Kustodia, do México: A Kustodia é uma camada de automação de custódia construída sobre trilhos bancários como o SPEI. Ela permite que qualquer pessoa defina condições programáveis para pagamentos sem a necessidade de advogados ou contas de garantia. Os fundos são liberados somente quando as condições são cumpridas, adicionando confiança e responsabilidade às transações do dia a dia.

DeFi: RoomFi, do México e Bolívia: A RoomFi tokeniza e otimiza contratos de aluguel usando a Arbitrum. Ela transforma depósitos e aluguéis adiantados em pools que geram rendimento e criam credenciais de reputação de inquilinos via NFTs. Com integração nativa com SPEI, ela conecta pagamentos tradicionais às finanças descentralizadas.

Open Arbitrum: ZamnaSec Protocol, do México: ZamnaSec é um firewall on-chain com inteligência artificial para contratos inteligentes. Ele bloqueia transações maliciosas antes que os ataques ocorram, garantindo que apenas transações seguras sejam executadas e registradas na blockchain.

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]