A Black Friday deste ano mostrou que o cartão de crédito ainda tem muita força em operações durante datas especiais, segundo o levantamento das transações realizadas pelos clientes da iugu, empresa de tecnologia especializada em infraestrutura financeira. Essa movimentação aponta para uma perspectiva de crescimento para o uso também nas festas de final de ano.
Segundo levantamento da empresa, o valor movimentado em cartão de crédito cresceu 16% na comparação com o mês anterior, enquanto o ticket médio cresceu 13% e a quantidade de pagamentos avançou 2% no mesmo período. Ao longo de novembro, o cartão já mostrava uma tendência consistente de alta: na última sexta-feira do mês, o TPV foi 95% maior que o registrado na última sexta-feira de outubro, acompanhado por um avanço de 87% na quantidade de transações.
“Os resultados mostram que, mesmo com a expansão de outros meios de pagamento ao longo de 2025, o cartão de crédito continua sendo uma escolha central para transações que exigem flexibilidade, parcelamento e previsibilidade. A Black Friday reforça essa preferência e demonstra a maturidade do mercado no uso do crédito como ferramenta estratégica”, comenta Renato Fairbanks, CEO da iugu.
Na comparação da sexta-feira promocional com a última sexta-feira de outubro, o recorte geral de meios de pagamento da empresa, que incluem cartões de crédito, Pix e boleto, também registrou desempenho positivo, com crescimento de 57% no valor movimentado e de 21% no número de pagamentos, enquanto o ticket médio apresentou aumento de 30%.
“Observar esse movimento nos mostra como o brasileiro ainda tem o cartão de crédito como uma das opções, acredito pela oportunidade de poder organizar as contas e adquirir ofertas de valor maior, comum nessa época. Por isso acreditamos que também terá destaque como meio de pagamento para as compras dos presentes de Natal”, analisa Fairbanks.
O levantamento considera dados de clientes da iugu que sinalizaram campanhas promocionais ao longo de novembro de 2025.

