Google search engine
InícioNotíciasDicasPeríodo de volta às aulas aumenta riscos de golpes online

Período de volta às aulas aumenta riscos de golpes online

Publicado em

O retorno às aulas impulsiona a demanda por material escolar, eletrônicos e acessórios entre julho e agosto. Com o aumento de vendas, cresce também a oportunidade para fraudes digitais mais sofisticadas. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública do DataSenado, em 2024, os brasileiros tiveram prejuízos de mais de R$2,3 trilhões em decorrência de crimes cibernéticos. Já a Visa do Brasil revela que o ticket médio das transações fraudulentas foi 60% superior ao das compras legítimas nesse mesmo período.

Diante desse cenário, a Nethone, solução de prevenção a fraudes digitais, oferece modelos de inteligência artificial que analisam centenas de sinais de usuário e dispositivo em cada transação, com precisão e sem depender de revisão manual. A tecnologia é treinada com dados históricos rotulados e feedback contínuo dos clientes, evoluindo e se adaptando às especificidades de cada operação.

“Nosso foco é empoderar o cliente: o modelo de IA não substitui o processo, mas o complementa. A inovação é feita em conjunto, com aprendizado constante baseado em dados reais do e‑commerce”, explica Thiago Bertacchini, especialista em prevenção de fraudes e Head of Sales da Nethone. Ele destaca que a eficácia da IA está diretamente relacionada à qualidade e quantidade dos dados disponíveis — quanto mais rica a base transacional, mais efetiva a defesa contra fraudes.

A crescente adoção do chamado agentic commerce — prática na qual agentes de IA realizam tarefas automatizadas como compras e navegação — traz conveniência, mas também riscos inéditos: exposição de credenciais, ataques de injeção e bots maliciosos que simulam comportamento humano. “Com bots tão bem treinados quanto os legítimos, as fraudes se tornam mais difíceis de detectar. Por isso, é essencial ter uma abordagem de prevenção que analise contexto e comportamento, e não apenas regras estáticas”, alerta Bertacchini.

Um dos desafios mais críticos na volta às aulas é evitar bloqueios equivocados a consumidores legítimos, que podem comprometer a conversão. A Nethone utiliza tecnologia proprietária para mapear milhares de sinais em tempo real — desde padrões comportamentais até variações no ambiente de compra — e assim reduzir falsos positivos, mantendo bom fluxo no carrinho de compras.

“Segurança não precisa atrapalhar venda. Com IA e dados comportamentais, é possível proteger o e‑commerce sem criar barreiras à experiência do usuário — especialmente em momentos de alta demanda”, finaliza o especialista.

Últimas Matérias

Projeto Tarja Violeta chega ao e-commerce da Nissei e amplia alcance da solidariedade

O Projeto Tarja Violeta, é uma campanha idealizada pela agência OpusMúltipla, onde cada “remédio”...

Bitget acelera expansão na América Latina com forte crescimento no Brasil 

Bitget, uma das principais corretoras de criptomoedas e empresas da Web3 no mundo, mantém...

Cinco dicas para vender mais na Black Friday pelo WhatsApp

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano para o comércio,...

Quem manda agora é o Social Commerce? O que esperar do boom do TikTok Shop

Com apenas dois meses de lançamento do TikTok Shop no Brasil, algumas marcas já...