A Zenvia, que habilita companhias a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas ao longo da jornada dos consumidores, integrou em sua solução os disparos de RCS para dispositivos Apple em todo o Brasil. A tecnologia permite que empresas enviem mensagens com áudio, vídeo, imagens, documentos e recursos interativos, como botões de ação e carrosséis.
“O RCS transforma a forma de se comunicar com os clientes, oferecendo uma experiência rica e interativa. Com a chegada do RCS aos iPhones no Brasil, ampliamos significativamente o alcance do canal, que já demonstra resultados expressivos em campanhas de Marketing e Vendas”, afirma Gilsinei Hansen, VP de Marketing e Negócios da Zenvia.
O RCS para dispositivos Apple [incluindo iPhones] está disponível para clientes Vivo que atualizaram o sistema operacional para iOs 26. E deve estar disponível para demais consumidores e operadoras em 2026.
Vantagens do canal para as empresas
O RCS oferece recursos avançados sem exigir aplicativos adicionais dos usuários. As mensagens chegam diretamente no aplicativo nativo do smartphone – Google Mensagens para Android e Apple Mensagens para iOS – o que facilita a adoção e garante maior alcance.
A tecnologia permite o acompanhamento de resultados em tempo real, facilitando ajustes para melhor engajamento e conversão. As empresas que adotam o RCS também se beneficiam da verificação de marca, um recurso que fortalece a confiança do consumidor.
“O RCS já está disponível para mais de 135 milhões de celulares no Brasil, sem a necessidade de fazer download ou ativar nada, o que o torna um canal extremamente relevante no País”, reforça Kaio Marin.
A adoção do RCS tem sido apontada como um diferencial competitivo para a captação e retenção de clientes. O uso de recursos visuais e interativos contribui para engajamento mais efetivo e experiências personalizadas, fatores que impactam diretamente no aumento da conversão.
“Empresas que buscam melhorar o contato com seus clientes e obter resultados superiores em suas campanhas devem conhecer o RCS. Seu potencial de transformar a comunicação empresarial no Brasil é significativo, especialmente em setores que dependem de interação direta e rápida com os consumidores”, conclui Hansen.

