A Venture Hub e o Instituto Hardware Brasil (HBr), em sinergia com Centro Integrado de Inteligência Artificial (CIIA), lançam a Capacitação TechStart IA, uma iniciativa com o objetivo de capacitar e impulsionar startups na área de inteligência artificial. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por startups de qualquer região do Brasil até o dia 20 de outubro.
O TechStart IA, combina a experiência da Venture Hub em aceleração de startups com o repertório técnico do Instituto HBr para apoiar o desenvolvimento de negócios de inteligência artificial. Neste primeiro ciclo, serão selecionados startups com soluções na área de Saúde, Segurança Pública, Educação e Smart Cities.
A escolha por esses quatro setores não é por acaso. Estes segmentos possuem uma série de desafios em suas cadeias e poucas soluções em IA para resolvê-los. O programa entra com a missão de impulsionar startups e auxiliar no desenvolvimento tecnológico, para que esses negócios inovadores possam atacar as dores existentes em seus mercados e contribuir para o futuro da sociedade.
A jornada de aceleração acontece de forma online e ao vivo e está dividida em encontros semanais, que irão abordar sete pilares essenciais para o sucesso de qualquer negócio, incluindo construção modelo de negócio, análise de mercado e captação de investimentos. Os módulos serão ministrados por especialistas com ampla experiência no mercado, trazendo uma visão holística e pragmática de como construir e escalar uma startup.
Além dos conteúdos, o TechStart AI também contará com mentorias individuais, treinamento e análise de pitch, e encontros presenciais entre startups e o ecossistema de inovação e inteligência artificial nacional.
José Rubens Urbini, CIO da Venture Hub, disse que o TechStart IA é um programa muito completo de capacitação e que irá ajudar as startups a concluírem um processo de validação e início de escala, para que negócios inovadores estejam prontos para trazer mais robustez tecnológica e também para escalar de forma mais ampla.
“ Um programa como o Techstart IA permite com que startups em validação, em início de escala, consigam utilizar de metodologias de ponta, para de fato validar um mercado, para encontrar um mercado potencial”, explica o executivo. Nesse caso do programa, com um parceiro como HBR e o CIIA, a startup também vai ter uma ancoragem muito forte em tecnologia, incluindo mentorias com especialistas dos dois, desses dois contextos de de business e de tecnologia ”, explica Rubens.
Para o Instituto Hardware BR, a importância do TechStart IA está em criar uma ponte entre a pesquisa aplicada, o mercado e os grandes desafios públicos. Thiago Barbosa, diretor de Mercado e Startups do HBR, destaca:
“Um programa como esse permite não apenas acelerar startups de inteligência artificial, mas também conectá-las a demandas concretas de impacto social. É uma oportunidade de fortalecer o ecossistema govtech, preparando empreendedores para desenvolver soluções tecnológicas que respondam a problemas reais da sociedade e ampliem a competitividade do Distrito Federal e do Brasil no cenário global”.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por startups de qualquer região do Brasil até o dia 20 de outubro através deste link: www.venturehub.se/capacitacao-techstart-ia
A Venture Hub é uma aceleradora de startups e uma parceira de inovação para corporações, institutos de pesquisa e tecnologia e empresas dos mais diversos tamanhos, atuando nas seguintes verticais: Food, Agro, Logística e Saúde e Longevidade. Com as nossas metodologias ágeis, dinâmicas, eventos, ferramentas de inovação e parceiros de ecossistema, ajudamos as organizações a encontrarem soluções criativas e práticas para os seus maiores desafios, trazendo resultados reais e elevando o protagonismo do time interno.