Uma das maiores redes de drogarias da Colômbia, a La Rebaja, viu as vendas aumentaram em 137%, alcançou 3x de ROAS (Retorno sobre o Investimento em Publicidade) e obteve uma taxa de conversão de 9,5%. Já no Brasil, o Daki, maior aplicativo de entrega de alimentos do Brasil, conquistou 5x de ROAS e uma impressionante taxa de conversão de 40% em anúncios. Em comum a solução baseada em Inteligência Artificial e na estratégia AI-first, implementada pela Topsort, principal empresa de infraestrutura de Retail Media.
Francisco Larraín, cofundador e CTO da Topsort, explica que a plataforma estrutura um sistema organizacional centralizado em IA, que elimina a necessidade de altos investimentos em desenvolvimento inicial e permite decisões mais rápidas, precisas e competitivas.
“Construímos a Topsort com base em IA desde o primeiro dia. Isso significa: sem custos inflados de implementação, sem integrações frágeis — apenas decisões mais rápidas e precisas no nível do leilão. Isso permite que os varejistas monetizem em semanas, não em anos”, explica.
O executivo observa ainda que a Topsort facilita um dos maiores desafios do setor: a necessidade de dominar centenas de ferramentas diferentes e manter especialistas em cada uma delas.
“Hoje, os profissionais de marketing enfrentam centenas de ferramentas desconectadas e uma curva de aprendizado íngreme. Nosso sistema resolve isso. Uma plataforma, uma camada de leilão, uma inteligência. Agências e anunciantes podem ativar campanhas em diferentes varejistas e mercados sem precisar reaprender uma dúzia de interfaces.”
Outro diferencial apontado por Larraín é que a solução AI-first facilita o entendimento de públicos ao conectar diferentes áreas da empresa em um único sistema, aprimorando o direcionamento e o uso de dados.
Para ele, a velocidade da transformação digital também reforça a relevância do Retail Media. “A mudança na publicidade digital não está desacelerando — pelo contrário, está se acelerando. Não lutamos contra essa realidade, nós a projetamos. A Topsort dá aos varejistas a capacidade de se adaptar instantaneamente, seja a novos formatos, novos mercados ou novos sinais de dados”, ressalta.
Por fim, o executivo enfatiza o papel da Topsort na democratização do acesso ao Retail Media. “Até agora, o Retail Media era um jogo para gigantes com enormes equipes de engenharia. Nós invertemos essa dinâmica. Um pequeno varejista pode criar uma plataforma de autosserviço com a mesma sofisticação de gigantes do setor”, conclui.