Transformar o pico de vendas da Black Friday em receita recorrente é um dos principais desafios do e-commerce no Brasil. Segundo dados divulgados pelo site Infomoney e realizados pela Betalabs Tecnologia, o período registrou R$ 9,3 bilhões em transações em 2024, um crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior.
O consumo recorrente também está em alta. Segundo levantamento da E-Commerce Brasil, realizado em abril de 2025, com dados da Betalabs Tecnologia, 74% dos consumidores brasileiros já assinam pelo menos um serviço. Já estudo da NielsenIQ em parceria com a Amazon Brasil mostra que 45% dos consumidores têm algum serviço prime ou premium, 80% já aderiram a streamings e 77% assinam ou consideram assinar pacotes prime/premium no e-commerce.
Nesse contexto, Luan Gabellini, cofundador e CEO da Betalabs Tecnologia e especialista em e-commerce e modelos de venda recorrente, reforça que a Black Friday deve ser vista como uma oportunidade estratégica para aumentar não apenas o tráfego, mas também a confiança e fidelização do cliente. “É o momento ideal para mostrar ao consumidor que a marca entrega valor mesmo após a promoção”, comenta.
A seguir, o especialista destaca três estratégias fundamentais para alavancar o crescimento:
1. Aproveite a Black Friday para estimular a compra dos seus serviços recorrentes
Com 74% dos consumidores brasileiros já assinando ao menos um serviço recorrente, a Black Friday é uma oportunidade estratégica para converter compradores ocasionais em clientes fiéis. Ofereça planos de assinatura ou pacotes especiais durante o período de promoções, destacando benefícios como conveniência, exclusividade e economia, para garantir que a venda pontual se transforme em receita contínua ao longo do ano.
2. Explore a escolha do consumidor por assinaturas digitais
Como 68% dos brasileiros já utilizam algum tipo de serviço digital, segundo pesquisa da Opinion Box em parceria com a Vindi, a Black Friday é uma oportunidade para destacar ofertas de assinaturas e produtos digitais. É possível oferecer pacotes combinados, condições exclusivas ou benefícios adicionais para quem aderir durante o período de promoções, transformando a compra única em um relacionamento contínuo e aumentando a fidelização do cliente.
3. Aproveite a valorização da curadoria em serviços digitais do consumidor brasileiro
Segundo estudo do TiInside, realizado em setembro de 2025, o consumidor brasileiro está aberto a novos formatos de serviços digitais, especialmente quando oferecem curadoria, praticidade e economia de tempo. O levantamento indica ainda que 49% dos cancelamentos acontecem por insatisfação, reforçando a importância de experiências de qualidade para fidelização. Com isso, Luan Gabellini alerta que o impacto da Black Friday não deve ser apenas momentâneo, e que o real ganho está em transformar esse fluxo em um relacionamento duradouro, oferecendo curadoria, praticidade e economia de tempo ao consumidor.
Para reforçar a importância de aproveitar a Black Friday como estratégia de fidelização, Gabellini conclui que: “A Black Friday precisa ser encarada como porta de entrada. É o momento em que o cliente testa a marca e, se for bem atendido, está mais propenso a permanecer. Empresas que oferecem benefícios exclusivos e consistência no serviço conseguem estender o efeito da data por todo o ano.”