InícioNotíciasDicasTiktok e Instagram potencializam vendas no varejo popular

Tiktok e Instagram potencializam vendas no varejo popular

O Brás, um dos maiores polos têxteis do Brasil, movimenta diariamente entre 150 mil e 200 mil pessoas, gerando uma receita anual de R$ 26 bilhões, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo. Conhecido pelo comércio intenso que funciona praticamente 24 horas por dia, o bairro atrai compradores de todas as regiões do país, consolidando-se como um dos principais destinos de compras da capital paulista.

O posicionamento digital já não é mais um diferencial — é uma necessidade para crescer e se manter competitivo. Nos últimos anos, o Circuito de Compras, considerado o maior Shopping Popular da América Latina, vem utilizando suas redes sociais com inteligência, unindo gestão de marca, parcerias com influenciadores e ações de engajamento com lojistas para ampliar sua presença digital e, consequentemente, o volume de vendas. O local tem sido impulsionado por uma força que vai além das ruas e dos boxes: as redes sociais. Essas ferramentas vêm se tornando muito estratégicas e poderosas, não apenas como vitrines digitais, mas como canais diretos de conexão com o público e motores de conversão de vendas.

Influenciadores locais e lojistas que investem em conteúdo criativo e direcionado vêm se destacando no mercado. Segundo a Visa, empresa especializada em soluções de pagamento, uma das principais apostas para os próximos anos é o social commerce — modelo de compras realizadas diretamente pelas redes sociais. Em 2023, cerca de 10% de todas as compras online já ocorriam nesses canais, e a previsão é que, em 2025, esse número alcance 20%, impulsionado principalmente pela crescente participação da Geração Z no mercado consumidor.

“Muitos lojistas ainda enxergam o Instagram e o TikTok apenas como canais de divulgação, quando, na verdade, essas plataformas se tornaram verdadeiras ferramentas de venda e relacionamento com o cliente. Hoje, é possível apresentar produtos, testar diferentes formatos de conteúdo, responder dúvidas em tempo real e até concluir vendas diretamente pelos aplicativos. No Circuito de Compras, buscamos mostrar que a presença digital pode — e deve — fazer parte da rotina comercial, principalmente para os pequenos empreendedores.

Incentivamos que cada lojista encontre sua própria linguagem, se aproxime do público, compartilhe o dia a dia da loja e use as redes como uma extensão da sua vitrine física. É uma forma acessível e estratégica de ampliar o alcance e criar novas oportunidades de negócio.” — destaca André Seibel, CEO do Circuito de Compras.

Sabendo disso, o executivo destaca 4 principais estratégias que podem ajudar os lojistas a potencializarem suas vendas no digital. Veja a seguir:

1.Live Commerce

As lives commerces são vistas como uma das estratégias mais impactantes para o varejo digital. O formato combina transmissões ao vivo com compras instantâneas, apresentando o produto em tempo real. Plataformas como Shoppe, Amazon e até o mais novo falado, Tiktok Shop, vem sendo utilizadas para trazerem novidades e converterem vendas. A influenciadora e empresária, Bianca Andrade, mais conhecida como “Boca Rosa”, embarcou nessa estratégia popular junto a sua marca de maquiagens, em quatro horas, faturou R$ 5 milhões. O primeiro milhão foi atingido em apenas 10 minutos, mas essa estratégia não se limita a pessoas com grande número de seguidores, o método que ela usa a rede de forma estratégica pode ser o jeito de ajudar os novos lojistas nas vendas. É como transformar a loja em uma live, humanizando o processo e criando conexões mais fortes com o cliente, e trazendo ofertas exclusivas, fazendo que isso seja visto ainda mais pelos usuários, gerando vontade de efetuar a compra.

2.Tiktok e Tiktok Shop

A rede Tiktok parou de ser apenas para publicação de dancinhas, o local com vídeos curtos e interativos anda crescendo, prendendo a atenção de qualquer um. Pequenos, médios e grandes lojistas podem usar essa ferramenta tão poderosa para vendas. Mostrar bastidores, tendências, tentar incluir vídeos virais ao seu nicho, criar conteúdos exclusivos e interativos com o público da rede, aumentando seu alcance de forma orgânica.Dessa forma, os usuários não precisam mais sair do aplicativo para efetuar a compra, sendo mais prático e impulsivo. Além disso, o Marketing de Afiliados está ligado diretamente a essa nova função, onde influenciadores vendem produtos e ganham porcentagem em cima. Ampliando ainda mais o alcance.

3.Influenciadores de nicho

Os influenciadores são um meio muito utilizado para amplificar a visibilidade das marcas e usado muitas vezes como pontes estratégicas que falam diretamente com o público alvo do seu negócio, seja no segmento que desejar, achar pessoas que conversem com seu público pode ser a chave para abrir vendas. O lojista assim vai atingir seus clientes mais setorizados e trazendo mais lucro ao negócio.

4.Redes Sociais

Por fim, trazemos as redes sociais como um todo. Consideradas hoje um famoso catálogo online, onde autenticidade e posicionamento são fundamentais. As redes, como facebook e instagram, trazem funções como o post de link nos stories que vão direto ao site, e a possibilidade de vídeos curtos, assim como a rede vizinha, trazendo a oportunidade de mostrar lançamentos e produtos que gerem desejo. Hoje não basta mais só vender, gerar uma conexão real com valores de seus clientes, emoções e envolvimento é essencial para criar fidelização, criando comunidades que promovam pertencimento, seja no físico ou no virtual. O conteúdo de hoje não pode ser só sobre o produto, tem que estar atrelado ao seu público, cultura e estética.

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]