Considerada uma das datas mais importantes do calendário varejista, o Dia das Mães movimenta milhões no comércio físico e digital. Em 2024, o setor já havia registrado crescimento significativo: 15,8% no e-commerce e 4,5% nas lojas físicas, segundo dados da Unlimitail, joint venture entre o Grupo Carrefour e o Grupo Publicis. Para 2025, a expectativa é de um desempenho ainda mais robusto — e Retail Media desponta como um dos principais aliados das marcas para converter oportunidades sazonais em resultados duradouros.
“O Dia das Mães é a grande oportunidade do primeiro semestre para o varejo. É essencial que as marcas se antecipem para atrair e fidelizar os seus clientes antes da data, já que, segundo a pesquisa, os consumidores começam a buscar ideias de presentes com 15 dias de antecedência”, destaca Fátima Leal, Diretora de Key Accounts da Unlimitail.
De acordo com estudo da Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL), Serasa e Offerwise, a data deve movimentar R$40 bilhões esse ano. E segundo dados de uma nova pesquisa da Globo, 82% tem a intenção de presentear as ‘mamães’, com ticket médio de R$300. O ranking de lembranças é composto por perfumes e cosméticos (34%), roupas, chocolates e doces (15%), calçados (12%), acessórios (11%), flores (10%) e utensílios domésticos (6%).
Nesse contexto, Retail Media vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de marketing das marcas. A proposta é simples, mas poderosa: utilizar os canais digitais de grandes varejistas — como sites, apps e redes sociais — como plataformas de mídia para impactar consumidores no momento em que estão mais propensos à compra. Um exemplo sobre o poder da estratégia são as pessoas alcançadas por mídias do Carrefour (31 milhões/mês), Sam’s Club (2 milhões/mês) e Atacadão (35 milhões/mês),
“O diferencial do Retail Media está na combinação entre alcance e precisão. Ao anunciar nos ambientes em que o consumidor já está navegando com intenção de compra, é possível aumentar significativamente as chances de conversão”, explica Fátima. A personalização também é um ponto forte: com base em dados de navegação e histórico de compras, é possível direcionar campanhas mais relevantes e certeiras.
Mas o impacto do Retail Media vai além das vendas pontuais. A estratégia também se mostra eficiente na construção de relacionamento com o cliente. “As datas comemorativas são a porta de entrada para novos consumidores, mas as marcas precisam pensar além do imediatismo. Fidelizar esses clientes significa garantir novas compras no futuro e ainda contar com a recomendação espontânea a partir de uma boa experiência”, finaliza a executiva.
Com planejamento antecipado e uso inteligente dos dados, Retail Media se consolida como uma estratégia poderosa não apenas para potencializar as vendas no Dia das Mães, mas também para gerar valor ao longo de todo o ano.