InícioNotíciasLançamentosQlik lança Trust Score para IA no Qlik Talend Cloud

Qlik lança Trust Score para IA no Qlik Talend Cloud

Qlik®, empresa global em integração de dados, qualidade de dados, analytics e inteligência artificial (IA), anunciou a disponibilidade geral do Qlik Trust Score™ para IA, uma inovação líder do setor desenvolvida para ajudar as organizações a avaliarem se os dados estão realmente prontos para IA, antes mesmo de chegarem a um modelo. Integrado no Qlik Talend Cloud®, o Qlik Trust Score para IA apresenta uma pontuação (score) criada especialmente para dimensões específicas de IA, ajudando os clientes a estabelecerem as bases de dados necessárias para uma Inteligência Artificial responsável e escalável.

À medida que as empresas aceleram a adoção de IA, muitas enfrentam um ponto cego importante: não sabem se os dados que alimentam seus modelos são confiáveis ou adequados para essa finalidade. O Qlik Trust Score para IA resolve esse problema com um score único e intuitivo que mostra às equipes onde a confiança nos dados se rompe. Isso ajuda a evitar a ocorrência de vieses, desvios ou resultados incorretos.

“A maioria das empresas ainda trata a confiabilidade dos dados como uma questão de higiene de TI. Mas não é. Ela é a base de todas as decisões de IA que uma empresa toma”, afirma Drew Clarke, Vice-Presidente Executivo de Produto e Tecnologia da Qlik. “Se você não consegue medir a confiança nos dados, está apostando com os resultados, a conformidade e a experiência do cliente. Com o Qlik Trust Score para IA, estamos fornecendo aos líderes um sinal real, não apenas uma percepção subjetiva, de que seus dados são adequados para a finalidade. É assim que se fecha a lacuna entre a ambição e o impacto da IA.”

O Qlik Trust Score para IA se baseia na estrutura original do Trust Score da Qlik, introduzindo três novas dimensões criadas especificamente para avaliar a prontidão para a IA:

– Diversidade: mede a representatividade e o equilíbrio dos dados, ajudando a reduzir o viés nos treinamentos de IA.

– Pontualidade: captura os dados mais atualizados que fluem para os modelos de IA, garantindo a relevância para uma tomada de decisão mais precisa.

– Precisão: sinaliza valores que não se enquadram nas regras de negócios definidas pelo usuário ou expectativas de qualidade não confiáveis que podem comprometer a confiança organizacional na IA.

Combinado com métricas já existentes como Capacidade de Identificação e Uso, o Qlik Trust Score para IA oferece uma forma prática de validar conjuntos de dados para uso em treinamentos de IA, pipelines RAG ou automações inteligentes, com dimensões de Segurança e Prontidão para LLMs a caminho.

Como parte da visão da Qlik para qualidade e governança de dados para iniciativas de IA, a empresa também está lançando recursos adicionais, incluindo a historização do Qlik Trust Score, que permite aos usuários monitorar tendências ao longo do tempo e correlacionar mudanças no nível de confiança e quais serão os impactos subsequentes, como desvios de modelo ou degradação de desempenho.

Além disso, a Qlik lançará um programa de acesso antecipado para uma experiência de curadoria de dados nativa de IA no Qlik Talend Cloud, com o objetivo de detectar e resolver proativamente problemas de dados no início do ciclo de vida. Com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, esse recurso combinará regras automatizadas, fluxos de trabalho com intervenção humana e governança em toda a plataforma. Isso permite que as equipes de dados e as personas de IA colaborem de forma mais eficaz na correção da qualidade dos dados.

“As iniciativas de IA ainda falham em um ritmo alarmante — apenas uma fração consegue gerar valor em escala empresarial”, afirma Ritu Jyoti, Vice-Presidente e Gerente Geral de grupo para IA, Automação, Dados e Analytics da IDC.

“O elo perdido não é o modelo; são os dados. Sem métricas visíveis para a confiança nos dados, as organizações correm riscos de falhas custosas, viés sem controle e adoção estagnada. Um sinal de confiança unificado, como o Trust Score para IA da Qlik, oferece às equipes o insight concreto de que precisam para tornar a IA confiável e replicável.”

“A Reworld é um dos muitos clientes da Qlik focados em operacionalizar a confiança em sua estratégia de IA. A parte mais difícil da IA raramente é o modelo. É confiar nos dados por trás dele. No nosso negócio, se não podemos garantir os dados, não podemos garantir as decisões”, afirma Charles Link, Diretor Sênior de Dados e Analytics da Reworld. “Um sinal claro e contínuo de que os dados estão realmente prontos para a IA estabelece um novo padrão. Isso faz com que a confiança saia das sombras e entre no centro da conversa, onde ela pertence.”

De acordo com uma pesquisa recente da Qlik, apenas 42% dos executivos expressam confiança total e auditável em insights gerados por IA, embora quase 90% digam que a IA agora é parte central de sua estratégia competitiva. O Qlik Trust Score para IA preenche essa lacuna de confiança com uma estrutura objetiva e repetível que se alinha aos padrões emergentes de governança.

A Qlik é a primeira empresa a incorporar um sinal de confiança unificado específico para IA diretamente no pipeline de dados. Ele combina mensuração, monitoramento e correção em uma única experiência. O Qlik Trust Score para IA já está disponível para todos os clientes do plano Enterprise do Qlik Talend Cloud.

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]