InícioNotíciasPesquisa revela que IA ajuda a economizar até cinco horas semanais em marketing...

Pesquisa revela que IA ajuda a economizar até cinco horas semanais em marketing e vendas

Mais de 70% dos profissionais de marketing e vendas afirmam que o uso da inteligência artificial aumenta a produtividade. Com a otimização de tempo, 67% dos usuários conseguem economizar de duas a cinco horas semanais. É o que revela a sexta edição do relatório anual sobre o mercado de vendas e marketing (State of Sales and Marketing Report 2024/2025) feito pela Pipedrive, CRM de vendas fácil e eficaz para pequenas empresas.

A pesquisa ouviu 1.060 profissionais em 82 países, incluindo o Brasil. O levantamento mostra que a adoção da IA é maior nas empresas de médio porte, enquanto as grandes empresas avançam mais lentamente, isso devido à complexidade dos sistemas atuais, processos de aprovação desafiadores e outros fatores ligados à coleta de dados, normas e regulamentações. Em relação ao perfil dos usuários, profissionais entre 18 e 35 anos são duas vezes mais propensos a adotar ferramentas de IA em comparação com aqueles de 65 anos ou mais.

“Como qualquer ferramenta poderosa, a IA abre infinitas oportunidades para economizar tempo, simplificar fluxos de trabalho e até mesmo impulsionar o pensamento criativo. Mas o verdadeiro sucesso vem de usá-la com uma confiança medida, uma dose saudável de pensamento crítico e uma abordagem estratégica, consistente e escalável para a adoção. Grande parte desse sucesso começa conosco, construindo consciência, fazendo melhores perguntas e fomentando uma cultura que equilibre inovação com responsabilidade, tanto como indivíduos quanto como empresas”, afirma Paulo Cunha, CEO da Pipedrive.

Veja as principais conclusões da pesquisa (State of Sales and Marketing Report 2024/2025) da Pipedrive:

1- Uso da IA em vendas: tarefas de comunicação predominam

Ao analisar o uso da IA em vendas é possível observar uma clara tendência: a maioria dos profissionais que adotaram a IA em seus processos utiliza a ferramenta principalmente para tarefas de comunicação, como criação de conteúdos (76%), resumo de conteúdos (56%) existentes e preparação de materiais de vendas (46%).

Por outro lado, menos de um em cada quatro entrevistados usa a IA em atividades mais relacionadas a dados, como análise de padrões ou previsões. Isso revela um potencial ainda pouco explorado da IA. 
 

2- IA é usada principalmente para criar conteúdos de marketing

Os profissionais de marketing também utilizam a tecnologia principalmente para criar conteúdo e realizar outras tarefas de comunicação. Os usos mais comuns da IA incluem a geração de posts para redes sociais (62%), conteúdos publicitários (58%) e artigos de blog (56%), seguidos de resumo de conteúdos (53%).


3- Economia de tempo é um dos principais benefícios da adoção da IA

Para a maioria dos usuários (67%), a IA ajuda a economizar entre duas e cinco horas por semana. Os profissionais de vendas e marketing trabalhando em micro e pequenas empresas (com até 100 funcionários) têm implementado a IA com mais sucesso do que aqueles em empresas maiores, reportando maior economia de tempo.

Os times de marketing usam a IA principalmente para gerar novos conteúdos. A ferramenta se mostrou especialmente eficiente nesta área, com os profissionais estimando uma economia maior de tempo em comparação com pessoas em cargos de vendas.


4- IA tem um impacto positivo na produtividade e no desempenho geral dos funcionários

Mais de 70% dos entrevistados que implementaram a IA afirmam que ela contribuiu para aumentar sua produtividade. As ferramentas de IA também são reconhecidas como

úteis para melhorias de desempenho. 

Os gerentes de marketing formam o grupo mais engajado na adoção da IA nos fluxos de trabalho. Pelo menos, 41% dos gerentes de vendas e 75% dos gerentes de marketing adotaram a IA, em comparação com 34% dos vendedores e 54% dos profissionais de marketing.


5- Empresas grandes são mais lentas em adotar a IA

A adoção é maior nas empresas de médio porte (44%). As empresas de grande porte avançam mais lentamente (30%), devido à complexidade dos sistemas atuais, processos de aprovação desafiadores e outros fatores ligados à coleta de dados, normas e regulamentações.

“A IA parece estar por toda parte, o que cria a ilusão de que ela já é utilizada por todo mundo,  mas os dados contam uma história diferente. As grandes organizações, em particular, enfrentam obstáculos significativos: sistemas legacy, processos internos complexos e requisitos de compliance mais rígidos muitas vezes atrasam a adoção. Já as pequenas e médias empresas tendem a ser mais ágeis, pois possuem estruturas mais simples e conseguem tomar decisões mais rapidamente, o que lhes dá uma clara vantagem ao testar e integrar IA em seus fluxos de trabalho’’, explica Viktoria Ruubel, CPO da Pipedrive. 

Para baixar o relatório completo, clique aqui.

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]