Uma nova pesquisa realizada pelo Kwai, aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos, revela o forte perfil empreendedor de sua comunidade. O levantamento, que ouviu 39.915 usuários ativos em agosto, aponta que 48% deles possuem um negócio próprio. O estudo traz um panorama sobre os setores de atuação, desafios e aspirações desse público, e também destaca o papel da plataforma para o desenvolvimento de negócios e conexões com marcas.
O estudo aponta para um dinamismo e diversidade de setores: 21% dos empreendedores atuam em serviços gerais, como limpeza, manutenção e jardinagem, enquanto 18,7% trabalham com alimentação, incluindo restaurantes, marmitas e lanchonetes. Além disso, mais da metade (53%) está começando a empreender e já utilizaram o aplicativo (36%) para encontrar fornecedores, parceiros ou ter ideias para seus negócios.
A vontade de evoluir é uma marca registrada desses empreendedores: 62% querem se profissionalizar e expandir suas empresas. Mas também enfrentam desafios importantes: 31% citam a dificuldade em divulgar melhor o trabalho e 25% apontam o aumento das vendas como principal obstáculo. Nesse cenário, 45% acreditam que conseguir crédito ou um empréstimo seria decisivo para o crescimento de seus negócios.
O levantamento também destaca que há ainda uma receptividade a soluções digitais voltadas para empresas: 67% dos entrevistados afirmaram que assistiriam a anúncios de produtos ou serviços que fossem úteis para seus negócios. Da mesma forma, o interesse por mais conteúdo sobre negócios é constante, já que 7 em cada 10 usuários gostariam de ver mais publicações voltadas para quem empreende.
“Esses dados confirmam nossa percepção de que o Kwai é muito mais do que um app de entretenimento; é um espaço de oportunidades e um ambiente relevante para quem empreende no Brasil. Nossa missão é empoderar esses criadores e donos de negócios, oferecendo ferramentas e um espaço onde eles possam prosperar. A alta receptividade a conteúdos especializados nos incentiva a fortalecer ainda mais esse ecossistema”, afirma Vitor Yu, gerente geral do Kwai For Business, unidade de negócios da plataforma.
Metodologia – A pesquisa “Empreendedorismo no Kwai” foi realizada por meio de um questionário dentro do aplicativo, entre os dias 1 e 10 de agosto. Foram ouvidos 39.915 usuários ativos na plataforma durante o período.