A Rimini Street, provedora global de suporte, produtos e serviços de software empresarial de ponta a ponta, líder em soluções de inovação de ERP com IA Agêntica e em suporte independente para softwares Oracle, SAP e VMware, anunciou os resultados da pesquisa ‘Estratégias de Suporte e Banco de Dados 2025: a Revolução da Diversificação e Descentralização’, um estudo global realizado pela Unisphere Research com mais de 200 gerentes e especialistas de Oracle Database.
Alguns dos principais insights do estudo são:
- 87% indicaram que a lentidão na resolução de problemas é problemática.
- 69% consideram o licenciamento da Oracle complexo demais.
- 63% dos respondentes mencionam altos custos de suporte como um problema significativo.
- 62% dos respondentes afirmam ser impactados por problemas de performance de banco de dados mensalmente ou mais frequentemente.
- 52% dos respondentes relatam que não há pessoas qualificadas suficientes para gerenciar iniciativas de IA/ML.
- 52% dos gerentes de Oracle desejam que seus bancos de dados integrem-se de forma mais próxima a frameworks de IA/ML existentes.
Clientes do Oracle Database enfrentam desafios com custos, qualidade e responsividade no suporte
A maioria dos clientes do Oracle Database entrevistados relata frustrações constantes com a velocidade e a qualidade do suporte fornecido pela Oracle, com 63% afirmando que os custos de suporte são muito altos. Cerca de 87% dos entrevistados dizem que uma resolução lenta é um problema significativo ou pior para suas organizações; apenas 16% afirmam que seu engenheiro de suporte inicial da Oracle é muito qualificado quando solicitam ajuda, o que atrasa ainda mais o tempo de resolução de problemas. Alguns chegam a dizer que “sempre precisam escalar para um engenheiro mais qualificado” para receber o nível de suporte ou atenção necessário.
Adoção crescente de suporte independente como alternativa para reduzir custos alcançar melhor tempo de resposta
A pesquisa revela que mais organizações estão recorrendo ativamente ao suporte independente para reduzir imediatamente os custos com suporte e resolver problemas urgentes e críticos. 25% afirmam que estão atualmente usando um parceiro de suporte, enquanto 30% estão considerando essa opção, principalmente em áreas como gerenciamento de banco de dados em nuvem (37%), migração de dados (36%), otimização de desempenho (34%) e backup e recuperação (32%).
“As organizações que utilizam o Oracle Database dependem da estabilidade do sistema, da velocidade e de uma expertise de suporte em que podem confiar”, disse Rodney Kenyon, VP sênior e gerente de soluções de suporte na Rimini Street. “Com a Rimini Street, além da redução do custo de suporte, clientes como a Hyundai veem em primeira mão como nosso modelo de suporte proativo resolve problemas críticos rapidamente, otimiza o desempenho e redireciona o foco das equipes para inovação e crescimento.”
“Os resultados da pesquisa reforçam o que vemos diariamente no Brasil: as empresas que dependem do Oracle Database enfrentam custos elevados, suporte lento e dificuldade para avançar em iniciativas essenciais como IA e automação. Uma vez que grande parte dos entrevistados relatam problemas de resolução demorada de chamados e mais da metade já busca maior integração com frameworks de IA/ML, fica claro que o modelo tradicional das fabricantes não acompanha as urgências e necessidades do negócio”, explica Manoel Braz, VP da Rimini Street no Brasil.
A maioria dos clientes do Oracle Database está expandindo suas estratégias de banco de dados para além da Oracle
Os clientes Oracle Database estão buscando alternativas de banco de dados para novas aplicações ou aplicações refeitas devido aos altos custos (58%). A maioria (52%) exige integração com estruturas populares de IA/ML. Como resultado, 77% dos entrevistados afirmam que implementaram novas aplicações ou conjuntos de dados em bancos de dados que não são da Oracle nos últimos 36 meses. Juntamente com Oracle, 59% utilizam SQL Server, 45% utilizam MYSQL, 40% utilizam PostgreSQL e 28% utilizam Amazon RDS.
“As organizações estão correndo para utilizar modelos de Machine Learning para impulsionar a automação inteligente, e é possível fazer isso sem incorrer em custos, riscos ou interrupções desnecessárias para os negócios”, disse Robert Freeman, Diretor Sênior e Principal Arquiteto de Banco de Dados da Rimini Street. “Nossa ampla gama de soluções e serviços personalizados para Oracle Database ajuda os clientes a maximizar o potencial de seus investimentos em banco de dados e acelerar a inovação em IA com maior liberdade, agilidade e controle.”
Acesse a pesquisa ‘2025 Database Strategies and Support Survey – The Diversification and Decentralization Revolution’.

