InícioNotíciasO futuro já chegou: Infor Report - Inovação no Varejo, destaca as...

O futuro já chegou: Infor Report – Inovação no Varejo, destaca as principais tendências transformando o setor varejista

No Infor Report 2025: Inovação no Varejo – estudo aprofundado que mapeia os desafios, a maturidade digital e as tendências tecnológicas para o setor varejista lançado no último mês de julho – 79,3% dos empresários afirmam que vão ampliar investimentos em tecnologia. Os dados fazem parte de um levantamento proprietário global da empresa (How Possible Happens) e, no varejo, cinco vetores estratégicos despontam como norteadores dessa transformação: automação, inteligência artificial, integração tecnológica, personalização em escala e ambientes de experimentação contínua.  

Dentro desse contexto, em um capítulo dedicado exclusivamente às perspectivas de inovação no varejo, o estudo mostra que a digitalização deixou de ser um horizonte distante para se tornar uma realidade concreta, com impactos já mensuráveis na competitividade e nas operações do varejo. No âmbito da automação, por exemplo, a Infor destaca números da consultoria Next Move Strategy que projetam investimentos de US$ 33 bilhões nesta tendência até 2030, impulsionado pela busca por eficiência, redução de desperdícios e maior previsibilidade na gestão das cadeias de suprimentos do setor. 

Para Rossane Cristina Andrade, Gerente de Logística da Britânia Eletrodomésticos e uma das especialistas entrevistadas na pesquisa, a digitalização já se tornou requisito básico de competitividade. Segundo ela, atuar no varejo hoje exige oferecer rastreabilidade em tempo real, prazos de entrega cada vez menores, opções flexíveis de retirada e devolução e personalização de ofertas. Esse novo padrão, afirma, pressiona o setor a buscar soluções tecnológicas capazes de entregar precisão, velocidade e encantamento na experiência do cliente. 

“A digitalização é um caminho inevitável — e quem deseja se manter competitivo no mercado atual precisa avançar com agilidade, mas também com estrutura. Para acelerar esse processo de forma sustentável e eficiente, é preciso atuar sobre três pilares principais: cultura, parceria e capacitação, além de contar com parcerias estratégicas, especialmente empresas de tecnologia, integradores de sistemas e consultorias especializadas”, comenta a executiva.  

Outra tendência destacada no estudo é a inteligência artificial que já figura entre as prioridades de investimento de 64% das empresas do setor (SBVC), e 47% dos varejistas brasileiros afirmam já utilizar alguma solução baseada nessa tecnologia (Central do Varejo).  

O uso de IA no varejo, por sua vez, alcança desde a busca estratégica pela otimização na previsão de demanda até uma maior eficiência na gestão de estoques e logística. E todo esse movimento se justifica: estudos citados no relatório indicam que a IA pode elevar em até 25% a eficiência do varejo e aumentar receitas em até 10%, desde que sustentada por uma cultura orientada a dados (Bain & Company). 

Nesse sentido, a integração tecnológica aparece como sustentação para todos os demais pilares. O relatório destaca, por exemplo, projeção da Fortune Business Insights na qual é indicado que, até 2032, os investimentos globais em APIs que facilitam essa jornada crescerão 25% ao ano.  

Todo esse cenário cria ecossistemas mais robustos de inovação no varejo e permite que diferentes plataformas se comuniquem em tempo real. Essa integração é fundamental também para operações omnichannel, em que o cliente espera transitar entre canais de forma contínua e sem fricções; favorecendo a melhoria da experiência dos consumidores e maiores níveis de personalização no varejo. 

A personalização, aliás, também se consolida como base para o varejo do futuro. O estudo mostra que 71% dos consumidores esperam interações personalizadas e já gera um aumento de ROI na casa de 15% para as empresas (McKinsey). No varejo, isso se traduz em recomendações de produtos baseadas no histórico de compra, campanhas segmentadas e até ajustes dinâmicos de preços. 

Finalmente, o quinto pilar indicado como tendência pela Infor são os ambientes de experimentação contínua que vem ganhando espaço no varejo como estratégia para acelerar a inovação sem comprometer a operação principal.  

Esses ecossistemas permitem testar novas tecnologias, modelos de atendimento e processos internos, validando ideias e escalando apenas as que apresentam melhores resultados.  

Em linha com essa visão, para Rossane Cristina Andrade, uma vez que os processos estejam digitalizados e estáveis, “o passo seguinte é escalar com eficiência e inteligência, buscando inovação disruptiva, automação em alto nível e sustentabilidade”, explica a Gerente de Logística da Britânia Eletrodomésticos. 

Infor Report 2025 – Inovação no Varejo é uma publicação anual da Infor Brasil. Esta edição reuniu dados de 30 fontes especializadas — incluindo pesquisas internacionais, projeções de mercado, estudos setoriais e dados proprietários da Infor — para oferecer uma leitura crítica e ampla sobre os caminhos da transformação digital no varejo.  

A íntegra do relatório está disponível para download gratuito clicando aqui

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]