A National Basketball Association (NBA) e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram hoje uma parceria de múltiplos anos para impulsionar a próxima geração de inovação da liga, com a AWS se tornando a Parceira Oficial de Nuvem e Nuvem de IA da NBA e suas ligas afiliadas, incluindo WNBA, NBA G League, Basketball Africa League e NBA Take-Two Media.
Como parte da parceria, a NBA e a AWS lançarão o NBA Inside the Game powered by AWS, uma nova plataforma de inteligência do basquete que transformará bilhões de pontos de dados em insights envolventes e experiências interativas, reinventando a forma como os fãs se conectam ao jogo em todo o mundo.
Construída sobre a infraestrutura de IA líder da AWS, a plataforma apresentará um conjunto de recursos que aprimoram transmissões ao vivo e elevam a experiência dos fãs no aplicativo NBA, no NBA.com e nos canais sociais da liga.
“A parceria com a AWS nos oferece a oportunidade de elevar a experiência do jogo ao vivo por meio da inovação e proporcionar aos fãs uma compreensão mais profunda do basquete pelos próximos anos”, disse Ken DeGennaro, Vice-Presidente Executivo da NBA e Chefe de Operações de Mídia e Tecnologia. “A AWS tem um histórico comprovado em fornecer insights estatísticos únicos e oferecer experiências transformadoras que ressoarão com fãs da NBA em todo o mundo.”
“Na AWS, estamos entusiasmados com a visão da NBA de expandir os limites do que é possível no esporte”, afirmou Francessca Vasquez, Vice-Presidente de Serviços Profissionais & Agentic AI da AWS. “Essa parceria mostrará como a nuvem e a IA podem reinventar o jogo de basquete – desde a geração de novos insights até a criação de experiências que aproximam os fãs do jogo que eles amam. Juntos, estamos entregando tecnologia que não apenas aprimora transmissões ao vivo e plataformas digitais, mas também transforma como jogadores, técnicos e fãs entendem o basquete.”
Estatísticas Avançadas com IA
A NBA utilizará as capacidades de IA da AWS para oferecer aos fãs estatísticas ao vivo e análises abrangentes durante os jogos. Essa nova plataforma de estatísticas avançadas processa os dados de rastreamento de jogadores da NBA, que analisam os movimentos de 29 pontos de dados por atleta, usando aprendizado de máquina e IA para contextualizar os acontecimentos em quadra e gerar insights em tempo real.
Os fãs poderão aprofundar sua compreensão do jogo acessando novas estatísticas no aplicativo NBA, no NBA.com e durante transmissões ao vivo, incluindo o NBA on Prime.
Ao longo da temporada 2025-26, a NBA e a AWS apresentarão novas estatísticas impulsionadas por IA que capturam aspectos do desempenho no basquete nunca antes medidos, começando com:
- Defensive Box Score: Reimaginando a Métrica Fundamental do Basquete
O Defensive Box Score quantifica contribuições defensivas individuais que as estatísticas tradicionais não conseguem medir. Algoritmos de IA detectam, em tempo real, qual defensor é responsável por cada jogador de ataque. Com o defensor primário identificado, o box score tradicional pode ser aprimorado, associando cada estatística ao marcador correspondente. Novas métricas como pressão sobre a bola, marcação dupla e trocas defensivas também poderão ser registradas. - Shot Difficulty: A Ciência do Arremesso
O Shot Difficulty vai além das estatísticas convencionais de acerto ou erro, avaliando cada aspecto de uma tentativa de arremesso. A dificuldade será quantificada com novas métricas, como o Expected Field Goal %, que leva em conta fatores como orientação e preparação do arremessador, detalhes da contestação defensiva, pressão, interferência e posicionamento dos jogadores em quadra. Essa estatística oferece uma apreciação mais profunda da habilidade e estratégia por trás de cada tentativa de pontuação. - Gravity: Quantificando o Impacto Invisível
O Gravity traduz em números o que técnicos e analistas observam há anos: como certos jogadores criam vantagens para seus companheiros apenas por estarem em quadra, mesmo sem tocar na bola. Essa nova métrica mede o nível de atenção que um jogador recebe da defesa, considerando a proximidade da marcação com ou sem a bola, para quantificar o espaço gerado para os colegas. O sistema processa dados de rastreamento ótico 60 vezes por segundo, usando redes neurais personalizadas para analisar como defensores reagem a jogadores específicos, levando em conta tanto o contexto em tempo real quanto dados históricos.
Transformando a Inteligência do Basquete
O NBA Inside the Game powered by AWS também contará com uma tecnologia inédita chamada Play Finder, que utiliza IA para analisar e compreender os movimentos dos jogadores em milhares de partidas. Com serviços como Amazon Bedrock e Amazon SageMaker, a ferramenta permitirá buscas instantâneas de jogadas semelhantes, abrindo caminho para futuras integrações de IA generativa baseadas em dados de rastreamento de jogadores.
O Play Finder ajudará fãs e narradores a aprender estratégias ofensivas comuns e explorar insights mais profundos, combinando resultados de jogadas com análises avançadas.
Um sistema de alertas em tempo real dentro do Play Finder permitirá que comentaristas forneçam contexto histórico e insights estratégicos instantaneamente, tornando cada jogo mais envolvente, educativo e informativo. Equipes da NBA terão acesso direto aos modelos de aprendizado de máquina que sustentam a ferramenta, melhorando fluxos de trabalho de gestão e comissão técnica.
Versões futuras do Play Finder permitirão que fãs explorem a estratégia do basquete com profundidade inédita no aplicativo NBA.
Engajamento Global de Fãs
O aplicativo NBA, o NBA.com e o NBA League Pass – que oferecem cobertura e programação durante todo o ano para fãs ao redor do mundo – rodarão na AWS. Por meio dessa parceria, a NBA acelerará o crescimento global do basquete, oferecendo aos fãs novas e exclusivas oportunidades de compreender estratégias de equipe e conceitos que levam à execução em quadra.
Além disso, NBA e AWS disponibilizarão conteúdo em diferentes idiomas e experiências personalizadas nas plataformas.
A parceria também amplia o relacionamento estratégico da NBA com a Amazon. Esta temporada marca o início do histórico acordo de 11 anos de direitos de mídia do Prime Video, com 66 jogos da temporada regular transmitidos globalmente e uma nova suíte de recursos interativos a estrear. O Prime Video também será o parceiro estratégico e destino global de assinaturas terceirizadas do NBA League Pass, oferecendo streaming de jogos ao vivo e sob demanda nos EUA e internacionalmente.
A primeira noite do NBA on Prime contará com uma rodada dupla na sexta-feira, 24 de outubro, na semana de abertura da temporada, com os Celtics enfrentando os Knicks (19h30 ET) e os Lakers recebendo os Timberwolves (22h ET), em dois reencontros dos Playoffs da NBA 2025