Somente em 2024, ataques cibernéticos causaram prejuízos de até R$ 2,3 trilhões à economia brasileira – o equivalente a 18% do PIB do país, segundo o Ministério Público. O dado mostra a dimensão de um desafio que não é mais apenas técnico, mas estratégico: como proteger informações sensíveis sem comprometer a inovação e a experiência do cliente?
É nesse contexto que o Mês da Cibersegurança ganha ainda mais relevância. Se, por um lado, consumidores exigem jornadas digitais rápidas e personalizadas, por outro, não abrem mão da privacidade e da segurança em cada interação. Já as empresas precisam equilibrar a transformação digital com a proteção de dados, preservando a confiança e a continuidade dos negócios.
A Genesys acredita que a cibersegurança deve caminhar lado a lado com a inovação em Customer Experience (CX). Por isso, as soluções da empresa unem IA, automação e compliance para oferecer jornadas digitais empáticas e, ao mesmo tempo, seguras. Entre os avanços apresentados recentemente no Xperience 2025, seu evento global, destacam-se:
- Garantia de segurança e conformidade em todas as interações, protegendo dados sensíveis e reduzindo riscos de fraudes;
- Aplicação da IA generativa para orientar agentes em tempo real, sugerindo respostas consistentes e em conformidade regulatória;
- Automação de fluxos críticos, que elimina redundâncias e aumenta a eficiência sem renunciar à proteção;
- Construção de experiências de ponta a ponta que reforçam a confiança do consumidor na marca.
O que acha de conversar com Rander Souza, diretor de Soluções de IA e Inovação na Genesys para a América Latina? Ele pode trazer insights sobre como a IA aplicada à experiência do cliente pode também ser uma aliada estratégica da cibersegurança, e como empresas brasileiras estão se preparando para esse novo cenário, em que a confiança digital é um diferencial competitivo.
Rander Souza, Diretor de Soluções de IA e Inovação da companhia para a América Latina. Com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia e com passagens pela Huawei, Oi e Avaya, Rander atua há mais de cinco anos na Genesys, liderando iniciativas estratégicas que unem inteligência artificial, dados e inovação contínua para transformar a experiência de clientes (CX) e colaboradores (EX). Sua carreira é marcada por projetos que impulsionam a transformação digital em grandes empresas, ajudando a criar jornadas personalizadas em escala e novos modelos de atendimento e relacionamento.