O Mercado Livre apresenta os resultados do Relatório de Impacto “O melhor do Brasil”, estudo realizado em parceria com a Euromonitor International, que avalia o impacto social e econômico gerado por empreendedores e pequenas e médias empresas (PMEs) por meio de seu ecossistema, confirmando a força transformadora da economia digital no país.
Com dados consolidados de 2024, o relatório revela que 5,8 milhões de negócios utilizaram o ecossistema da companhia no país, movimentando R$381 bilhões, valor equivalente a 3,2% do PIB brasileiro. Para 59% das PMEs que operam no marketplace, as vendas geradas no Mercado Livre representam sua principal fonte de receita. Foram mais de R$ 90 bilhões em vendas geradas pelas PMEs por meio do Mercado Livre no ano passado.
E este impacto vai além do volume de vendas: mais de 111 mil postos de trabalho surgiram diretamente por PMEs que vendem no marketplace. Considerando também os empregos diretos do Mercado Livre e os indiretos vinculados à logística, foram gerados, em média, 20 novos postos de trabalho por hora.
A força do ecossistema também está na integração das diferentes cadeias de negócios. Além do marketplace e da logística própria, o Mercado Pago vem se consolidando como motor de crescimento para pequenas empresas: 60,5% das PMEs que adotaram o banco digital em 2024 relataram aumento nas vendas. Hoje, 3 em cada 5 PMEs da plataforma usam o Mercado Pago como seu principal meio de pagamento.
“O relatório evidencia como o Mercado Livre vem cumprindo sua missão de democratizar o acesso ao comércio e aos serviços financeiros, encurtar distâncias e ampliar oportunidades. Mais do que números, os dados refletem histórias reais de transformação vividas por milhões de brasileiros que empreendem e crescem junto com a plataforma. Esse Brasil empreendedor está no coração do nosso ecossistema, gerando desenvolvimento e crescimento. Afinal, o que nos move é isso: entregar todos os dias o melhor do Brasil, dentro e fora da nossa plataforma”, afirmou Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.
A pesquisa do Relatório de Impacto “O Melhor do Brasil” foi elaborada com base em mais de 7.700 entrevistas com PMEs e empreendedores ativos no Mercado Livre e no Mercado Pago, além de considerar a análise de dados internos da companhia e entrevistas qualitativas com agentes da cadeia logística, como operadores de última milha e de centros de distribuição da companhia. O documento completo está disponível neste link.
*Tomando como referência o dado do PIB do Brasil em 2024 segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) considerando as vendas brutas no marketplace, a massa salarial mobilizada pelos envios decorrentes das vendas e as vendas brutas processadas via Mercado Pago.
Metodologia
O Relatório de Impacto “O Melhor do Brasil” tem como objetivo aprofundar o entendimento do impacto social e econômico do ecossistema do Mercado Livre, com foco no papel dinamizador que exerce sobre as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) e empreendedores na Argentina, Brasil e México. Para desenvolver o relatório, a Euromonitor International, em colaboração com o Mercado Livre, adotou uma metodologia mista que integra múltiplas fontes: mais de 7.700 pesquisas com PMEs e empreendedores que utilizam o marketplace e as soluções de pagamento do Mercado Pago; análise de dados internos do Mercado Livre sobre vendas, atividade fintech e geração de empregos; entrevistas qualitativas com atores-chave da cadeia logística (operadores de última milha, centros de distribuição e transportadores); além de pesquisa secundária com fontes externas para mensurar os efeitos micro e macroeconômicos.