A SQUADRA, consultoria de tecnologia especializada em apoiar empresas em suas jornadas de transformação digital, anuncia o lançamento da Genius, uma plataforma multipropósito impulsionada por Inteligência Artificial (IA) e desenvolvida para otimizar o fluxo de trabalho e acelerar o ciclo de desenvolvimento de plataformas e soluções digitais que a companhia cria para os clientes. Com investimento de R$ 20 milhões, com apoio do BNDES, a Genius traz uma abordagem estruturada, integrada, segura e com foco em geração de valor para o core do negócio do cliente em diversos setores, como financeiro, telecomunicações, utilities, logística, entre outros. Unindo tecnologia avançada e experiência humana, a Genius oferece um ambiente colaborativo e inteligente que ajuda os especialistas da SQUADRA a transformar complexidade em simplicidade nos projetos elaborados para as empresas.
De forma colaborativa e autoguiada, a plataforma conduz múltiplos projetos simultaneamente, como a criação de soluções modernas, a modularização de sistemas com arquitetura evolutiva, a redução da complexidade de aplicações, entre outros, integrando diferentes perfis de usuários, como designers, desenvolvedores, arquitetos e gestores, e criando um ambiente digital conversacional que organiza e acelera a melhoria do ecossistema digital dos negócios.
A solução será utilizada em diferentes frentes e já está impulsionando projetos de modernização de sistemas legados realizados pela SQUADRA por meio do Legacy Modernization by Genius, que utiliza ferramentas inteligentes para extrair valor das aplicações legadas das organizações, documentar o conhecimento implícito desses sistemas e reintegrá-lo de forma útil, acessível e moderna em novas aplicações.
“Muitas companhias hoje já nasceram no mundo digital, mas a maioria ainda vive sob a pressão do legado e evita mexer nesses ativos por medo de falhas operacionais, o que também impede a inovação”, afirma Romulo Cioffi, Diretor Executivo de Inteligência Artificial, Inovação e Operações da SQUADRA. De acordo com o executivo, a decisão de iniciar a aplicação da Genius na modernização de legados se baseia no alto grau de criticidade e complexidade desses sistemas. “Estamos oferecendo uma forma segura e eficiente para modernização tecnológica, que sustenta o crescimento das corporações, atualizando tecnologias, reorganizando a estrutura das aplicações e mantendo as regras de negócio preservadas com um ganho de até 40% de produtividade em relação aos métodos tradicionais de modernização”, diz.
Por meio de um processo estruturado de análise semântica, o Legacy Modernization by Genius mapeia todo o ecossistema legado das empresas, identificando onde podem ser aplicadas melhorias, e entrega respostas aderentes ao core do negócio do cliente impulsionando a precisão em processos e decisões, reduzindo erros e elevando a qualidade dos resultados da iniciativa em desenvolvimento. Cada projeto gera um conjunto de informações digitais atualizadas que serve como base para futuras evoluções, proporcionando que conhecimentos sistêmicos virem ativos reutilizáveis para reorganizar arquiteturas complexas e torná-las mais simples. Tudo isso mantendo a lógica de negócio intacta, e os dados 100% internos, atualizados, governados e seguros.
O Legacy Modernization by Genius usa sua rede de ferramentas inteligentes especializadas, que operam em conjunto, para acelerar a migração para ambientes e aplicações mais modernos com precisão. Entre as funcionalidades estão a análise automatizada de código, que identifica trechos obsoletos e pontos de aprimoramento; a extração de regras de negócio, que recupera o conhecimento implícito que sustenta processos críticos; a geração automatizada de testes e simulações, garantindo que alterações não comprometam a operação; e a refatoração de código, que reorganiza e simplifica trechos complexos sem alterar sua função original.
Além disso, a solução também conta com a análise de dependências, incluindo módulos, funções, serviços e dados que precisam estar integrados durante a execução, além de gerar documentação técnica. Com alto grau de personalização por cliente, essas ferramentas são configuradas e criadas especificamente conforme a tecnologia de cada organização. Com a solução, a SQUADRA promove a hiperprodutividade por meio da automação de tarefas repetitivas, otimização de processos e uso inteligente de recursos, proporcionando mais eficiência operacional, menor custo, maior velocidade na entrega e mais confiabilidade.
O Legacy Modernization by Genius já está sendo utilizado em diversos projetos. No segmento de logística, por exemplo, a SQUADRA utilizou a solução para realizar uma análise aprofundada do sistema legado responsável pela gestão da circulação de trens de um cliente. A solução foi essencial para explorar o código existente com recursos avançados como análise semântica. Com isso, foi possível identificar de forma ágil os principais conceitos, fluxos e regras operacionais, deixando a equipe totalmente preparada para realizar com segurança e precisão a migração para um ambiente mais moderno. Essa abordagem acelerou o entendimento do legado, otimizando o tempo de análise e possibilitando maior clareza no planejamento da migração, permitindo que a geração de código que seria feita em seis meses pudesse ser realizada em 30 noites.
“Acreditamos que a Inteligência Artificial só faz sentido quando aplicada com propósito, direcionada por um problema real de negócio e não por modismos tecnológicos. É por isso que seguimos o princípio de ‘Value First, powered by AI’, guiando nossas decisões com foco em impacto e valor concreto”, diz Alcebíades Araújo, Especialista em IA da SQUADRA.