De acordo com o estudo “A Realidade do Marketing no Brasil 2025”, 97,9% dos líderes de marketing no país pretendem aumentar o uso de IA em suas estratégias, ainda em 2025.
O mesmo levantamento demonstra que 95,4% dos profissionais perceberam aumento no retorno sobre investimento a partir de iniciativas baseadas em inteligência artificial, enquanto 72,3% relataram melhora significativa na qualidade das entregas.
Ao mesmo tempo, os impactos dessa transformação começam a se refletir na dinâmica de geração de audiência digital, um dos pilares das estratégias de marketing no Brasil. Relatórios de mercado já apontam movimentações importantes na participação das diferentes fontes de acesso, indicando que a busca online vem perdendo espaço relativo frente a outras formas de atração de público.
Esse deslocamento ajuda a dimensionar como a inteligência artificial, ao remodelar a forma como os usuários consomem informações, influencia diretamente o peso da presença digital das marcas dentro do mix de canais.
Esse cenário é reforçado pelas mudanças introduzidas nos mecanismos de busca. Recursos como os chamados “resumos de IA”, que oferecem respostas prontas diretamente nos resultados de pesquisa, já provocam queda no volume de cliques para sites externos. O levantamento da Ahrefs, por exemplo, indica que, em determinados tipos de busca, a redução pode chegar a 34,5%. Segundo Manuela Sanches, diretora da agência especializada em SEO e tráfego orgânico Enlink, para o mercado brasileiro, isso significa a necessidade de adaptação urgente das estratégias de SEO e produção de conteúdo, que agora devem considerar não apenas a qualidade e profundidade da informação, mas também a forma como os algoritmos de inteligência artificial priorizam a exibição dos resultados.
Com isso, o debate sobre o impacto da IA no tráfego orgânico ganha relevância imediata e o desafio das empresas passa a ser equilibrar o uso da tecnologia para otimizar resultados, ao mesmo tempo em que se preparam para lidar com a diminuição natural de acessos via busca tradicional.
Para compreender melhor essas transformações e reunir dados que possam guiar profissionais da área, a Enlink está conduzindo a Pesquisa sobre Impacto da Inteligência Artificial no Tráfego Orgânico no Brasil.
Profissionais de marketing digital são convidados a participar e compartilhar suas experiências, contribuindo para um retrato mais fiel do momento que o mercado atravessa. O formulário para participação está disponível em: https://www.agenciaenlink.com.br/pesquisa.