O iFood e a Prosus anunciaram o lançamento do Large Commerce Model (LCM), um modelo de inteligência artificial generativa de grande escala. Desenvolvido e otimizado para o comércio digital, o LCM personaliza a experiência do usuário desde a busca e recomendação de produtos até a criação de jornadas de consumo customizadas.
Baseado em modelos de linguagem (LLMs), o LCM aprende com bilhões de interações reais, como cliques, buscas e compras, para identificar padrões de comportamento e interpretar as intenções de compra dos usuários por meio de dados anônimos. A tecnologia evolui a cada uso, registrando ações, raciocinando sobre elas e melhorando a cada interação.
O LCM transforma o e-commerce, que antes se baseava em buscas por palavras-chave e recomendações genéricas. Com ele, o consumidor tem uma experiência personalizada, como se tivesse um “personal shopper”. A tecnologia funciona como um “cérebro digital” capaz de ir além da simples recomendação de produtos, revelando o “porquê” e o “como” de cada pedido. Isso é possível porque o modelo tem memória de longo prazo e é treinado com dados que refletem a realidade e a cultura brasileiras.
Segundo Diego Barreto, CEO do iFood, o LCM foi treinado no banco de dados de transações comerciais globais da Prosus, aprendendo com mais de 500 milhões de usuários e mais de 10 trilhões de tokens de dados. O modelo está integrado ao QwQ3, um modelo de código aberto com 32 bilhões de parâmetros.
Primeiros resultados
Os resultados iniciais com o LCM já mostram um impacto positivo. A taxa de conversão nas sugestões “você também pode gostar disso” cresceu 66%. Além disso, notificações personalizadas impulsionadas pelo LCM resultaram em um aumento de cliques que geraram quatro vezes mais pedidos, superando recordes anteriores. A tecnologia também é competitiva em relação a outras referências do mercado, sendo 60 vezes mais barata para operar do que outros modelos de IA generativa.
O LCM foi desenvolvido para ser agnóstico e escalável, o que permite que seus avanços sejam aplicados a outros negócios do grupo Prosus, como Decolar, Sympla e OLX.
iFood lança Ailo, assistente de IA que permite pedidos por conversa
O iFood anunciou a entrada na “era dos agentes” com o lançamento do Ailo, um assistente de inteligência artificial generativa que inaugura um novo modo de fazer pedidos: por meio de conversa. O Ailo entende as preferências de cada usuário e oferece sugestões personalizadas, tornando a experiência de pedir ainda mais rápida e prática.
O assistente vai além do entendimento de intenções diretas, conseguindo decifrar desejos subjetivos dos consumidores. Por exemplo, já é possível dizer “quero um jantar romântico hoje” ou “gostaria de uma comida leve que chegue em até 30 minutos” e receber opções adequadas.
Pela primeira vez, os pedidos também podem começar fora do aplicativo. O Ailo está em testes públicos dentro da plataforma e também no WhatsApp, o que amplia as possibilidades de interação com o iFood. Por ser agnóstico, o assistente poderá funcionar em diferentes canais e plataformas no futuro.
Os testes com o Ailo começaram em junho de 2025, com mais de 70 mil pessoas participando e mais de 100 mil interações registradas. Os primeiros resultados apontam ganhos significativos:
Há 48% mais chances de uma busca se converter em um pedido em comparação com o fluxo tradicional do aplicativo.
O processo para finalizar um pedido com o Ailo no WhatsApp é 33% mais rápido do que o fluxo atual do aplicativo.
A expectativa é que, com mais interações, o Ailo se torne progressivamente mais inteligente e eficiente.
Tecnologia por trás do Ailo
A personalização do Ailo é impulsionada pelo Large Commerce Model (LCM), desenvolvido em parceria com a Prosus. O LCM é a base tecnológica que torna o Ailo cada vez mais inteligente, pois fornece ao iFood uma compreensão aprofundada sobre as escolhas e intenções de seus 60 milhões de usuários. A tecnologia avança além da simples recomendação de produtos, revelando o “porquê” e o “como” das compras, o que resulta em uma experiência intuitiva.
O Ailo é construído sobre uma arquitetura híbrida que combina diferentes modelos de IA, como Anthropic, OpenAI e AWS. Cada um desses modelos atua em camadas distintas, da compreensão da linguagem natural à geração de respostas, garantindo robustez e velocidade. O diferencial está na integração com o LCM, que une a fluidez de conversa dos modelos globais com a personalização única para o consumidor brasileiro.
Para participar dos testes do Ailo, os usuários podem enviar uma mensagem de “Oi” para o WhatsApp no número +55 11 91150-4025, além de ter um perfil no iFood.