O iFood acaba de anunciar a aquisição de uma participação minoritária de 20% na martech brasileira CRMBonus. O capital aportado será utilizado pela CRMBonus para acelerar o desenvolvimento de tecnologia e investimento em IA, assim como para recomprar alguns dos investidores de maneira proporcional.
A estratégia de investimento é um segundo passo dado após uma bem-sucedida parceria comercial firmada entre as duas empresas, que já vem trazendo benefícios tanto aos restaurantes parceiros quanto aos usuários do iFood e iFood Benefícios. A parceria consiste na emissão de Vale Bonus para assinantes do Clube iFood e novas ferramentas de aquisição, fidelização e monetização de clientes para restaurantes, impulsionadas por soluções da CRMBonus.
Parceria estratégica focada em varejo
Atualmente, a força estratégica da martech está diretamente conectada ao varejo, um mercado-chave para o iFood, que vem expandindo sua proposta de valor com um portfólio cada vez mais completo de produtos e soluções. O objetivo é impulsionar o crescimento de restaurantes e outros parceiros. Com a parceria e o investimento na CRMBonus, o iFood avança nessa frente com ainda mais robustez. “Estamos falando de duas empresas brasileiras de tecnologia que ajudaram a redefinir seus setores. Já vimos uma demonstração disso com o início da parceria e o potencial de combinar essas duas marcas para transformar a vida de consumidores e comerciantes é imenso. Estamos falando de tecnologia brasileira feita por brasileiros para brasileiros.”, afirma Diego Barreto, CEO do iFood.
Tecnologia brasileira feita por brasileiros
Segundo Alexandre Zolko, CEO e fundador da CRMBonus, a parceria com iFood é futuro e presente. A primeira parceria já havia aberto diversas frentes para os restaurantes: “Hoje, já possibilitamos que restaurantes parceiros do iFood reforcem sua estratégia de fidelização por meio da oferta de créditos em marcas parceiras da CRMBonus, além de atrair novos clientes para seus estabelecimentos por meio da nossa plataforma. Com o investimento, tem muita coisa grande por vir; estou animado com o que criaremos juntos. Ter a empresa de tecnologia que mais admiro no Brasil como nossos sócios é um orgulho, vamos aprender muito com a expertise do iFood e desenvolver em conjunto soluções cada vez mais relevantes e inovadoras para os nossos segmentos de atuação no varejo. Um ótimo exemplo do que queremos desenvolver é uma plataforma para presentes impulsionada por IA e grande conveniência de delivery. Entendemos que essa iniciativa tem o potencial de representar para o mercado varejista o que o iFood representa para os restaurantes – pode ser algo transformacional.”
Novas soluções e novas experiências para os usuários
Também está nos planos conjuntos das empresas turbinar o sistema de CRM já oferecido pelo iFood Pago. Com a expertise da CRMBonus, a ferramenta se tornará ainda mais inteligente na sugestão de estratégias de cashback para que os restaurantes possam atrair e fidelizar mais clientes.
Outra iniciativa vislumbrada para os parceiros iFood é o acesso a um canal de vendas adicional: o aplicativo Vale Bonus, da CRMBonus, que direcionará sua base de milhões de usuários para consumir nos estabelecimentos parceiros do iFood, tanto no mundo físico quanto no digital, representando mais um reforço de geração de tráfego para os estabelecimentos, o que fortalece a posição do iFood para além do mundo on-line. A integração com o Vale Bonus é mais um exemplo de como as duas empresas trabalharão, junto com outros parceiros do iFood, para criar um ambiente de conveniência digital, no qual os consumidores têm acesso a uma grande variedade de produtos e serviços em uma experiência fluída e integrada.
As iniciativas listadas são apenas algumas das inúmeras possibilidades conjuntas entre as empresas, justificando o investimento. Embora o valuation da transação atual não tenha sido divulgado, a rodada representa um novo upround em relação ao investimento realizado pela Bond Capital em maio de 2024, quando a CRMBonus foi avaliada em R$ 2,2 bilhões.
A operação e a nova parceria a ser firmada entre iFood e CRMBonus ainda dependem de aprovação dos órgãos reguladores.