O fracionamento de produtos é um velho inimigo da eficiência no varejo brasileiro. A divergência entre unidades vendidas pela indústria, distribuidores e lojas costuma distorcer dados, gerar retrabalho e comprometer decisões estratégicas. Para evoluir ainda mais, a Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados focado na gestão da cadeia de consumo, investiu em inteligência artificial (IA) como uma alavanca para ganhar produtividade e agregar mais valor para o cliente, em solução que já corrige até 98% desses erros e se consolida como aliada de milhares de profissionais no setor.
A NIA, IA da Neogrid, está prestes a completar um ano no apoio ao varejo e à indústria na jornada de vender mais e com mais margem. A solução já atende a cerca de 6 mil profissionais por mês, engajando em conversas e aprendizados diários com o que é mais indicado para empresas melhorarem os resultados, além de solucionar um problema recorrente na cadeia de suprimentos: a distorção de dados causada pelo fracionamento de produtos.
Esse cenário é comum em itens vendidos por unidade de medida variável, como queijos e outros alimentos cortados para comercialização, o que acaba impactando análises de performance e reposição. Para minimizar esses efeitos, a NIA realiza uma conferência de dados no fim de cada mês e envia os fechamentos aos usuários, sinalizando automaticamente relatórios pendentes e promovendo uma rotina mais previsível e confiável, falando diretamentepara os times dedistribuição.
Por trás desse processo, a NIA conta com algoritmos avançados baseados em deep learning capazes de identificar e corrigir distorções com alta precisão. Com foco em análise preditiva, a solução analisa múltiplos sinais e padrões de consumo para validar as informações antes que eventuais desvios impactem os indicadores de negócio, garantindo previsões mais assertivas e uma gestão de estoques mais eficiente.
O impacto, contudo, transcende a correção de erros operacionais. Segundo um estudo da Bain & Company, soluções de IA têm potencial para aumentar a receita dos varejistas entre 5% e 10%, bem como elevar em até 25% a produtividade do setor. Já a pesquisa da Neogrid, em parceria com o Opinion Box, aponta que 84% dos brasileiros veem com bons olhos o acompanhamento do histórico de compras por parte das marcas, especialmente quando isso resulta em descontos e ofertas personalizadas.
“Na Neogrid, já temos aplicações práticas do uso da IA para agregar valor dentro da companhia. Antes, muitas empresas mantinham times inteiros dedicados à análise manual de dados para detectar inconsistências. Hoje, nossa IA faz esse trabalho de forma automatizada: recebe os dados dos distribuidores, filtra, corrige e sinaliza possíveis erros ou atrasos com agilidade e precisão – o que libera pessoas para papéis mais estratégicos na companhia”, explica Bruno Maia, líder de Dados e Inteligência Artificial da Neogrid.
Com foco em performance comercial, a NIA também atua como IA generativa
Focada em performance comercial, a NIA é uma IA generativa que funciona como parceira estratégica para potencializar o desempenho das equipes e analisar grandes volumes de informações. Ao entender a importância dos dados para o sucesso de qualquer negócio, a NIA atua como um agente de ação para definir estratégias e apoiar a execução de planos utilizando dados do ecossistema Neogrid e de fontes externas.
A solução oferece aos usuários a capacidade de conversar com seus dados de vendas e estoque explorando informações e insights em diferentes dimensões e níveis de granularidade. A NIA ainda é capaz de elaborar análises personalizadas a partir do histórico do cliente, criar gráficos e dashboards que facilitam a interpretação e disponibilizar o acesso por múltiplos canais de forma integrada, incluindo WhatsApp, nos quais pode ser acionada e enviar alertas de mercado, eventos e relatórios.
“Em cada avanço da NIA e do nosso completo portfólio de soluções, reafirmamos nossa responsabilidade de oferecer inteligência que se traduz em impacto direto nos negócios. Esse compromisso faz parte da estratégia central da Neogrid de apoiar decisões, gerar valor e eficiência e entregar inovação que faça diferença para toda a cadeia de consumo. Reforçamos ainda nosso compromisso em seguir investindo em IA para acelerar essa agenda de inovação, que enxergamos como um caminho sem volta, e preparar toda a cadeia de consumo para o futuro. Ao adotar uma abordagem ‘IA first’ tanto internamente quanto externamente, estamos alcançando ganhos significativos de eficiência em toda a operação “, acrescenta Maia.
