O cenário atual das empresas brasileiras, em meio à inflação alta e Selic em 15%, é marcado por inadimplência, endividamento crescente e uma busca recorde por recuperação judicial. O número de empresas inadimplentes atingiu patamar crítico: 7,2 milhões de empresas, o que equivale a 31,6% de todos os negócios ativos no Brasil. O setor de serviços lidera essa crise, com 52,8% dos negócios inadimplentes, seguido pelo comércio, com 35%. Em meio a esse cenário, a combinação de alta na taxa de juros e inflação expõe empreendedores a estagnação e fluxo de caixa apertados, dificultando acesso ao crédito.
Com apoio da Equity Group, holding liderada por João Kepler, Mário Nogueira, ex-executivo da Magalu, criou uma solução para transformar esse panorama. O Núcleo Financeiro foi pensado para solucionar a principal dor dos pequenos empreendedores: acesso ao crédito. A solução está na antecipação de recebíveis: pequenas e médias empresas que possuem valores a receber, como vendas a prazo, boletos ou notas fiscais, podem usar esses recebíveis como garantia para obter o capital de giro que precisam, sem burocracia ou atrasos. “O grande desafio do empreendedor hoje é a falta de opções para acessar crédito de forma simples e rápida. A antecipação de recebíveis surge como uma solução acessível para quem precisa de capital, mas não tem acesso às linhas tradicionais de crédito”, afirma Mário Nogueira, Sócio Fundador e Conselheiro do Núcleo Financeiro. Ao enviar seus recebíveis para a plataforma do NF, o empreendedor tem uma análise rápida do valor que pode ser antecipado e, após a aprovação, o crédito é depositado diretamente na conta digital da empresa, com o acompanhamento do processo em tempo real, seja por aplicativo ou plataforma online.
“Estamos criando uma alternativa ao crédito tradicional, oferecendo uma linha de financiamento que usa o que o empreendedor já tem, que são os recebíveis, para dar a ele acesso rápido ao capital de giro. A antecipação de recebíveis não é uma solução nova, mas é uma forma de crédito muito mais acessível e ágil, especialmente para quem enfrenta dificuldades com o crédito bancário tradicional”, ressalta João Kepler, CEO da Equity Group. O FIDC se destaca pela agilidade e pela transparência nas condições oferecidas, permitindo que os empreendedores tenham acesso a uma solução financeira que se adapta à sua realidade, sem as complicações do crédito tradicional. Com a projeção de movimentar o caixa e novas contratações, o objetivo da empresa é ajudar micro e pequenas empresas a superar a barreira do acesso ao crédito, oferecendo uma maneira eficiente de usar os recebíveis como capital de giro para crescer de forma mais sustentável.