InícioNotíciasEmpresas que operam no modelo híbrido estão bem mais otimistas sobre seu...

Empresas que operam no modelo híbrido estão bem mais otimistas sobre seu crescimento em 2025, revela estudo feito com mais de 1.000 CEOs

Em um ambiente econômico desafiador, as empresas dos EUA e do Reino Unido que operam no modelo híbrido relataram que estão significativamente mais otimistas em relação ao crescimento em 2025 do que as empresas com foco mais tradicional, que exigem que suas equipes se desloquem ao escritório diariamente. Elas também reconhecem que o trabalho híbrido permite que elas operem com custos comerciais mais baixos, aumentem a produtividade dos funcionários e atraiam os melhores talentos – fatores que corroboram esse otimismo.

Esses foram os principais apontamentos de um estudo realizado pelo International Workplace Group (IWG) – a principal fornecedora mundial de soluções de trabalho híbrido e detentora das marcas Regus, Spaces e HQ – com mais de 1.000 CEOs e líderes empresariais sênior baseados nos EUA e Reino Unido. A pesquisa constatou que três quartos (75%) das empresas que oferecem trabalho híbrido tinham uma perspectiva positiva para 2025, em comparação com 58% das empresas não híbridas.

O trabalho flexível permitiu que muitas empresas cortassem despesas gerais, reduzindo o espaço de escritório e aproveitando soluções de espaço de trabalho de curto prazo. Mais de três quartos (79%) das empresas flexíveis relataram economia de custos, enquanto um percentual semelhante (75%) afirma que o trabalho híbrido é útil para atenuar pressões econômicas futuras, como aumento de impostos e tarifas e tendências de mercado.

A pesquisa indica que, como a confiança dos negócios no mundo todo está sob maior escrutínio, as empresas que priorizam a flexibilidade estão significativamente mais otimistas. Segundo o estudo, 63% das empresas híbridas se sentem mais positivas em relação à economia do que há um ano, em comparação com apenas 44% das empresas não flexíveis.

A produtividade da força de trabalho é fundamental para uma perspectiva mais positiva

Os modelos de trabalho flexíveis também estão impulsionando a produtividade e a retenção de talentos. 72% das empresas flexíveis relatam maior produtividade em suas forças de trabalho, e uma porcentagem semelhante (71%) acredita que suas políticas aumentaram sua capacidade de atrair e reter os melhores talentos.

Isso é apoiado pelo estudo recentemente publicado pelo professor acadêmico de Stanford, Nicholas Bloom**, que constatou que o trabalho híbrido melhorou a satisfação no trabalho e reduziu as taxas de demissão em um terço (33%), sem prejudicar a produtividade.

Maior confiança no crescimento e na expansão da força de trabalho

As empresas flexíveis dos EUA e do Reino Unido também estão mais confiantes em seu crescimento e na expansão da força de trabalho. Mais de dois terços (67%) das empresas híbridas estão confiantes de que seus negócios crescerão em 2025, e quase metade (48%) está confiante na expansão de sua força de trabalho, em comparação com apenas 51% e 38% das empresas não híbridas, respectivamente.

Os líderes das empresas híbridas citaram benefícios abrangentes, incluindo maior satisfação dos funcionários (53%), retenção (43%) e produtividade (46%).

“Os resultados do estudo refletem uma realidade que também observamos no Brasil. As empresas que adotam o modelo híbrido por aqui estão colhendo benefícios claros em produtividade, economia de custos e retenção de talentos – fatores que fortalecem a confiança no crescimento em 2025. O otimismo apontado entre líderes dos EUA e do Reino Unido também se manifesta no mercado brasileiro, onde a flexibilidade no trabalho vem se consolidando como um diferencial estratégico para empresas que desejam crescer de forma sustentável”, afirma Tiago Alves, CEO Brasil do International Workplace Group (IWG).

“Nestes tempos desafiadores, os CEOs e líderes empresariais estão contemplando o caminho a seguir. As empresas que almejam o pico da lucratividade entendem que a chave do sucesso está em reter e atrair os melhores talentos – seu maior capital intelectual. Esse foco estratégico é essencial para manter uma vantagem competitiva em um mundo em rápida evolução”, diz Mark Dixon, CEO do International Workplace Group (IWG).

“Ao adotar o trabalho híbrido, as empresas estão reduzindo custos e aumentando a felicidade e a produtividade de suas equipes. Não é de surpreender que as empresas que adotam esse modelo sejam as que estão olhando para 2025 com otimismo”, complementa Dixon.

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]