Levantamento exclusivo da N bids, adtech especializada em dados e mídia geolocalizada omnichannel, revela que 95 milhões de brasileiros adultos (18+) têm intenção de presentear no Dia dos Pais deste ano. A data, marcada pelo apelo emocional e familiar, movimenta diferentes segmentos do varejo e se mostra uma oportunidade estratégica para marcas que desejam se conectar com seus públicos de forma assertiva.
De acordo com a pesquisa, 60% dos consumidores (o equivalente a 57 milhões de pessoas) devem realizar suas compras em lojas físicas, enquanto 40% (38 milhões) optarão pelo e-commerce, seja por sites ou aplicativos. Entre os que compram online, 79% acessam sites e 63% utilizam apps — muitos consumidores, vale destacar, transitam entre ambos os canais.
As categorias de presentes mais visadas são roupas (47% dos consumidores, ou 45 milhões), seguidas por perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%), eletrônicos e informática (20%) e itens de esporte e lazer (15%).
Na hora de pagar, o cartão de crédito lidera com 42% de preferência (40 milhões), seguido por PIX (38% ou 36 milhões). Os demais consumidores devem utilizar boleto ou débito.
Para Fabio Sant Anna, diretor comercial da N bids, os dados reforçam a importância de personalizar a abordagem por canal e perfil. “O Dia dos Pais movimenta múltiplas categorias e canais de compra. Entender o comportamento do consumidor em cada etapa da jornada permite campanhas mais relevantes, com alto potencial de conversão”, destaca.
O estudo completo sobre o comportamento de consumo no Dia dos Pais — e em outras datas comemorativas —, além de sugestões de estratégias para otimizar os investimentos em mídia, está disponível com a N Bids para consulta.