InícioNotíciasDicasDia do Empreendedor: 15 líderes mostram como propósito, tecnologia e inovação podem...

Dia do Empreendedor: 15 líderes mostram como propósito, tecnologia e inovação podem impulsionar o crescimento

Em 5 de outubro é celebrado o Dia do Empreendedor. A data surgiu como uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, em 1999, com a Lei n.º 9.841, e celebra os esforços dos empreendedores que buscam formas de alcançar a autonomia financeira

No primeiro semestre de 2025, foram abertos 2,6 milhões de novos pequenos negócios, de acordo com levantamento do Sebrae. O resultado é 23% superior ao do mesmo período do ano passado, quando foram criados cerca de 2,2 milhões de empreendimentos desse porte. Os MEIs, que corresponderam a 77,3% dos pequenos negócios abertos no primeiro semestre, registraram um aumento de 24,5% em relação ao mesmo semestre do ano anterior. Já as Microempresas e as Empresas de Pequeno Porte, que representaram, respectivamente, 18,6% e 4,1% dos pequenos negócios abertos no período, também cresceram — juntas, apresentaram alta de 17% na comparação com o primeiro semestre de 2024.

Diante desse cenário de crescimento, o Dia do Empreendedor deste ano destaca que, nos dias atuais, já não se trata somente de criar empresas, mas de solucionar dores profundas da sociedade e do mercado. É sobre aplicar inteligência artificial para prever o futuro dos negócios, redesenhar a saúde mental corporativa, construir ecossistemas financeiros inclusivos e provar que a diversidade é o maior ativo estratégico de uma organização.

Para celebrar a data, reunimos 15 nomes a seguir que trazem a materialização das tendências que definirão a próxima década da economia brasileira. Suas trajetórias oferecem um mapa para entender como tecnologia, propósito e modelos de gestão inovadores estão, na prática, construindo o futuro.

1) Vanessa Sandrini (@vansandrini) – visão estratégica, inovação e liderança humanista

Vanessa Sandrini é uma das vozes mais influentes do varejo brasileiro, com mais de 25 anos de experiência em empresas familiares e multinacionais, como Grupo Pão de Açúcar, Leroy Merlin, St Marche e JHSF/Fasano. É fundadora da VaS Continuum, um ecossistema de Vision as a Service, uma boutique de aconselhamento estratégico, mentoria e educação corporativa. Com seu método, apoia famílias empresárias, marcas e líderes em momentos de decisão: profissionalização, transição, expansão, novos negócios, M&A, desenvolvimento de cultura de gestão e governança — do tradicional ao luxo, dos grandes centros às regiões que sustentam os Brasis.

Reconhecida por seu compromisso com diversidade, inclusão e transformação social, Vanessa fundou o Instituto Mulheres do Varejo, é aliada da ONU Mulheres e foi a primeira mulher a assinar o Pacto Global representando uma empresa no Nordeste. Premiada como Personalidade do Ano no Varejo pelo Popai Brasil em 2021, também é autora e coautora de livros sobre branding e histórias do varejo. Sua trajetória evidencia como visão estratégica, inovação e liderança humanista podem transformar empresas, pessoas e o setor varejista como um todo.

2) Nina Silva (@ninasilvaperfil) – finanças e impacto social para fortalecer o afroempreendedorismo

CEO do Movimento Black Money e do D’Black Bank, Nina Silva representa uma das vozes mais relevantes do país em tecnologia, inovação e inclusão financeira. Considerada a “Mulher Mais Disruptiva do Mundo” pela Women in Tech Global Awards, ela é referência em afroempreendedorismo e transformação digital. Empresária, Investidora Anjo e Conselheira no Fórum Econômico Mundial com atuação no Responsible Investing Council, Nina também atua como Professora de Inovação e Finanças na PUCRS e outras instituições. Seu trabalho demonstra como a tecnologia financeira pode ser uma ferramenta poderosa de inclusão social e econômica.

3) Rachel Maia (@rachelomaia) – referência em liderança e diversidade corporativa, promovendo ambientes inclusivos e equitativos.

Primeira mulher negra a ocupar o cargo de CEO no Brasil, Rachel Maia construiu uma trajetória sólida com passagens pelas presidências de empresas como Tiffany & Co Joalheria, Pandora e Lacoste Brasil. Atualmente CEO da RM Cia 36 e fundadora do Instituto Capacita-me, ela é conselheira de grandes empresas e voz ativa em diversidade, liderança e transformação social no mundo corporativo. Rachel prova que a diversidade não é apenas uma questão moral, mas um imperativo estratégico para organizações que buscam inovação e crescimento sustentável. 

4) Kenny Laplante: tecnologia aplicada aos cuidados de crianças com autismo 

Kenny Laplante transformou sua própria história de vida em combustível para inovar no setor de saúde. Diagnosticado com apraxia na infância e marcado pelo apoio de uma fonoaudióloga, ele cresceu entendendo a importância da intervenção especializada. Após uma carreira no mercado financeiro em Nova York, decidiu deixar uma vida confortável para empreender no Brasil, inspirado tanto por sua vivência pessoal quanto pelo contato próximo com familiares autistas. Em 2020, fundou a Genial Care, healthtech que revolucionou o atendimento a crianças com autismo ao integrar tecnologia, equipes multidisciplinares e apoio direto a famílias e cuidadores.

O diferencial disruptivo trazido por Kenny foi romper com o modelo fragmentado do tratamento tradicional. A empresa tem acelerado sua expansão com R$ 91,8 milhões captados em três rodadas de investimento, envolvendo fundos de peso como General Catalyst, Atlantico, Canary, IKJ Health Innovation, 1616 e SSV Capital, além de executivos experientes do setor de saúde. Laplante consolidou-se como um dos líderes mais inovadores do segmento, ao unir excelência clínica, impacto social e um modelo escalável de negócios.

5) Ana Fontes (@anafontesbr) – promovendo empreendedorismo feminino e gerando impacto social positivo

Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, a primeira e maior plataforma de apoio a negócios liderados por mulheres no Brasil, Ana Fontes é referência nacional e internacional quando o assunto é empreendedorismo feminino. Sua atuação inclui programas de capacitação, acesso a crédito e mentoria, beneficiando milhares de empreendedoras em todo o país. Reconhecida pela ONU e pelo Fórum Econômico Mundial, ela mostra que investir em mulheres é investir no desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.

6) Flávia Durante (@flaviadurante) – fortalecendo a economia criativa com foco em diversidade e inclusão

Jornalista, empreendedora e curadora de eventos, Flávia Durante é a criadora da Feira Pop Plus, o maior evento de moda plus size da América Latina. Sua trajetória é marcada pela defesa da diversidade de corpos, estilos e identidades no mercado da moda, unindo economia criativa, representatividade e geração de renda. Além de movimentar milhões em negócios, Flávia transformou a forma como o setor enxerga e atende o público plus size, influenciando marcas e consumidores. 

7) Ana Tomazelli (@anatomazellioficial) – Saúde mental corporativa e liderança feminina 

Enquanto a epidemia de burnout se alastrava pelo mundo corporativo, a psicanalista e Presidente do Ipefem (Instituto de Pesquisas & Estudos do Feminino) Ana Tomazelli ousou dizer o impensável: ‘Desista’. Mas não de desistir da carreira, e sim de modelos de liderança tóxicos e insustentáveis. 

Unindo a escuta da psicanálise com sua bagagem de mais de 20 anos como executiva de RH em gigantes como KPMG e DASA, ela hoje lidera uma revolução na discussão sobre saúde mental, provando que a vulnerabilidade não é fraqueza, mas a base para um crescimento profissional mais humano e duradouro., Autora dos livros “Carreira sem Sofrer” e “Desista”, questiona modelos tradicionais de liderança e propõe abordagens mais humanas e sustentáveis para o crescimento profissional. 

8) Marcos Guerra – Democratizando oportunidades através dos e-sports e inclusão digital

Co-founder da Team Solid, Marcos Guerra representa uma nova geração de empreendedores que está transformando o e-sports em uma ferramenta de inclusão social e criação de novas profissões. Especializado em formação e gestão de squads de tecnologia, ele demonstra como o universo gamer pode ser um caminho de inserção social para jovens, oferecendo oportunidades de carreira em um setor que prevê ultrapassar US$ 187 bilhões até o final de 2025, segundo o relatório da Newzoo, consolidando-se como uma das indústrias de entretenimento mais lucrativas. Sua abordagem colaborativa e foco em performance coletiva exemplificam as novas formas de liderança necessárias para democratizar o acesso ao mercado de tecnologia contemporâneo.

9) Thiago Muniz (@thiagomuniz.rp) – Criando o maior ecossistema de influência digital B2B da América Latina

Em um mercado onde o crescimento é muitas vezes um jogo de sorte, Thiago Muniz introduziu uma ciência exata. Como CEO da Receita Previsível, ele se tornou a principal referência no Brasil por transformar o caos das vendas B2B em um motor de crescimento escalável e, como o nome sugere, previsível. Recentemente, junto com Aaron Ross, autor do best-seller Predictable Revenue, adquiriu o controle da B2B Stack, criando o maior ecossistema de influência digital B2B da América Latina. 

Com 16 anos de experiência em geração de demanda, ele já ajudou inúmeras empresas a criarem oportunidades de vendas e escalarem seus negócios. Como afirma Muniz: “A nova narrativa do B2B não será contada por quem grita mais alto, mas por quem é mais confiável”. Professor de MBA na Fundação Getúlio Vargas, Thiago é especialista em demonstrar como a metodologia e a previsibilidade podem transformar equipes comerciais em motores de crescimento escalável.

10) Gustavo Siuves – Impacto e inovação no ecossistema financeiro

Gustavo Siuves quer transformar o setor financeiro brasileiro por meio de inovação, tecnologia e inclusão. Como Chief Revenue Officer (CRO) e sócio da Azify, ele lidera com foco em democratizar o acesso a produtos financeiros digitais seguros e escaláveis.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, Gustavo passou por empresas como Celcoin, Banco BS2 e Cielo, atuando em áreas que vão de BaaS e Blockchain a Investment as a Service. Sua trajetória demonstra como combinar visão estratégica, tecnologia e criatividade pode gerar soluções que não apenas impulsionam negócios, mas também promovem impacto social e inclusão econômica.

Palestrante em eventos como Blockchain.RIO e Campus Party Brasil, Gustavo mostra que inovação no setor financeiro vai além de produtos digitais: é sobre criar ecossistemas sustentáveis, preparar empresas para um futuro regulatório dinâmico e transformar desafios globais em oportunidades de crescimento. Seu trabalho evidencia como propósito e tecnologia podem ser a força motriz para construir um ecossistema financeiro mais justo e inovador.

11) Leonardo Freitas (@1eofreitas) – Décadas de experiência em mobilidade global para realizar sonhos

Leonardo Freitas é um exemplo de inquietude empreendedora que transformou experiências multidisciplinares em um negócio global. Nascido no Brasil e com nacionalidades em diferentes países, iniciou sua trajetória na música, mas logo se apaixonou pela tecnologia, passando pela Philips e ingressando em áreas estratégicas do governo norte-americano, onde atuou em segurança nacional e imigração durante os governos Bush e Obama. Esse caminho lhe deu uma visão única sobre pessoas, negócios e expansão internacional, o que o levou, em 1996, a fundar a HAYMAN-WOODWARD, inicialmente como uma consultoria de assuntos externos.

Sob sua liderança, a empresa, com presença em diversos países, se tornou referência mundial em mobilidade global, atendendo mais de 3,2 mil famílias por ano em serviços que vão desde vistos, planejamento tributário e seguros até a gestão de riqueza e logística completa para executivos e famílias. Para Freitas, que se tornou uma referência em assuntos imigratórios, internacionalizar não é apenas mudar de país ou abrir negócios fora, mas construir prosperidade de forma estruturada, personalizada e sustentável, sempre de olho nas oportunidades globais.

12) Kenneth Corrêa (@kenaum) – Inteligência Artificial e Futuro dos Negócios 

Recentemente lançou no MIT (Massachusetts Institute of Technology) seu primeiro livro internacional, “Organizações Cognitivas – Alavancando o Poder da IA Generativa e dos Agentes Inteligentes”, palestrante TEDx internacional e professor de MBA na Fundação Getúlio Vargas. Kenneth Corrêa é uma das vozes mais influentes quando o assunto é o impacto das tecnologias emergentes nos negócios. 

Especialista em Dados, Inteligência Artificial e Metaverso, ele traduz temas complexos em linguagem acessível e aplicada. Atualmente é Diretor de Estratégia da Agência 80 20 Marketing, onde lidera uma equipe de 90 profissionais desenvolvendo projetos inovadores para grandes empresas. Kenneth demonstra como a IA generativa e os agentes inteligentes podem ser implementados de forma prática e estratégica, preparando organizações para o futuro digital.

13) Sylvestre Mergulhão – antecipou o futuro do trabalho: lidera, desde antes da pandemia, a revolução dos times remotos em tecnologia

Sylvestre Mergulhão trouxe para o Brasil a essência inovadora que vivenciou no Vale do Silício, impactando em transformações profundas no mercado de trabalho. Após sua experiência na Califórnia em 2006, fundou em 2010 a Impulso, já concebida como uma empresa 100% remota e baseada em práticas de gestão ágil aplicadas a todas as áreas do negócio – antes mesmo de que o trabalho remoto fosse uma pauta. 

Sob sua liderança visionária, a Impulso se destacou, fornecendo soluções para gigantes como Stone, Somos Educação, Globo e Cielo. Com um crescimento médio de 45% ao ano durante uma década, a empresa foi reconhecida em 2020 pela Endeavor como um dos negócios de alto crescimento no Brasil. A trajetória de Mergulhão exemplifica como inovação, cultura remota e gestão ágil podem redefinir o futuro do trabalho e impulsionar o sucesso em escala, alcançando resultados impressionantes: 86% de assertividade nas contratações e turnover 44% abaixo da média nacional. Ele demonstra como a tecnologia pode humanizar processos de RH e resolver a escassez de profissionais qualificados no setor de TI.

14) Alan Mareines – transformação do compartilhamento seguro de dados financeiros

CEO da Lina OpenX, Alan Mareines acumula anos de experiência como consultor no setor financeiro brasileiro, especialmente na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). Especialista em pagamentos, trabalhou em estreita colaboração com o Banco Central do Brasil e liderou o grupo de estudos para implementação das mensagens ISO 20022 no Sistema de Pagamentos Brasileiro. 

Na Lina, Alan lidera a transformação do compartilhamento seguro de dados financeiros, apoiando instituições na jornada de transformação digital e consolidando a empresa como referência em Open Finance no mercado brasileiro.

15) Thiago da Mata – o “TikTok dos leilões”: democratização e tecnologia como a nova fronteira

CEO da Kwara, Thiago da Mata revolucionou o mercado de leilões online utilizando tecnologia e curadoria inteligente para antecipar preferências dos usuários. Com mais de 15 anos de experiência em grandes empresas como Coca-Cola, Royal Canin e startups como Frete.com e LogShare, ele trouxe para a Kwara uma abordagem disruptiva que resultou em mais de 230 mil itens leiloados e breakeven em apenas 7 meses. Thiago demonstra como a aplicação inteligente de dados e UX inovadora podem transformar setores tradicionais e criar novos padrões de experiência do usuário.

As trajetórias desses 15 líderes, embora únicas, convergem para uma verdade inegável: o empreendedorismo brasileiro contemporâneo transcendeu a busca pelo lucro a qualquer custo. O sucesso, agora, é medido por uma equação mais complexa, que inclui impacto mensurável, tecnologia humanizada e a capacidade de construir comunidades, não apenas carteiras de clientes.

Eles demonstram que as maiores oportunidades não estão em replicar fórmulas, mas em questioná-las. Em um mundo de incertezas, esses empreendedores não estão apenas se adaptando às mudanças — eles são a própria mudança. E observar seus próximos passos não é apenas inspirador; é um guia estratégico para quem deseja liderar, e não apenas sobreviver, na economia do futuro.

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]