InícioNotíciasDia da Mães: 54% das PMEs têm expectativa de aumento nas vendas,...

Dia da Mães: 54% das PMEs têm expectativa de aumento nas vendas, mostra pesquisa da Serasa Experian 

O Dia das Mães é uma das principais datas do varejo e só no último ano movimentou a economia com R$ 13,2 bilhões de reais, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Para as pequenas e médias empresas, a ocasião representa uma oportunidade para promover ofertas especiais, impulsionar vendas e movimentar os negócios. Essa é a expectativa de 54% das PMEs, de acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, ao serem questionadas sobre o aumento nas vendas com estratégias especiais para a data.

“A gestão de um negócio é composta por diversas etapas e, entre elas, o planejamento é fundamental. Entender as datas importantes para seu investimento, ainda mais para as pequenas e médias empresas, pode funcionar como uma ferramenta para impulsionar vendas e faturamento, ajustar estoque ou lançar produtos, por exemplo. Saber que mais da metade das PMEs tem perspectivas positivas em relação ao Dia das Mães por meio de ações especiais realizadas pelos seus negócios mostra a importância da data”, afirma o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

Expectativas por setor e região

A pesquisa também traz essa visão por segmento. O varejo e o atacado representam 44% das empresas que esperam essa ampliação, enquanto, serviços equivale a 27%, indústria 6% e alimentações e bebidas, 5%. 

Por fim, nas regiões, 53% das PMEs que têm essa expectativa são do Sudeste, 19% do Nordeste, 12% do Sul, 7% do Norte e 7% do Centro Oeste.

Como aproveitar a data para vender mais

A Serasa Experian tem como missão apoiar as PMEs em sua jornada empreendedora, tanto por meio de soluções tecnológicas quanto com conteúdo educativo. Para quem deseja se destacar no Dia das Mães, compartilhamos cinco boas práticas:

1) Prepare-se: o planejamento é o início de toda a ação. Ou seja, é fundamental que a empresa tenha tempo hábil para se preparar para a demanda, ao mesmo tempo em que o cliente também saberá com a antecedência necessária sobre as novidades.

2) Defina metas: para estipular os objetivos, leve em consideração a realidade, analisando números dos períodos e datas sazonais anteriores, bem como projeções do mercado para os meses seguintes. Após passado o período, avalie os números atingidos e compare com o que foi planejado, a fim de corrigir o que for necessário para as próximas datas e manter o que funciona bem.

3) Crie promoções: Para alavancar as vendas em algumas datas sazonais, pode ser preciso investir em uma política de descontos a fim de atrair o público. Tenha atenção em criar algo que seja atrativo para o consumidor ao mesmo tempo em que sua margem de lucro ainda seja interessante para seu negócio. Ela precisa existir mesmo em liquidações.

4) Atenção ao estoque: O controle do estoque é essencial para viabilizar qualquer estratégia de vendas, seja em datas especiais ou não. Basicamente, tudo o que entra e sai do seu estoque deve ser registrado, com a devida identificação de data, tipo, valor e o que mais for relevante. Com todas essas informações atualizadas, o gestor conseguirá calcular o giro de produtos, evitando desperdícios ou mesmo falta de mercadorias.

5) Não esqueça do pós-venda: Para ter um pós-venda eficiente, mantenha um cadastro básico de clientes com informações sempre atualizadas, como telefone e e-mail. Depois da venda, entre em contato para perguntar sobre a satisfação em relação ao produto, ao atendimento e à experiência de compra como um todo. Isso servirá tanto para identificar possíveis erros como também os acertos. Uma equipe afiada também ajuda muito nessa estratégia ou no caso de algum eventual problema na venda, por isso, cuidar da equipe também é fundamental – por meio de treinamentos, orientações claras e expectativas.

“Nosso compromisso é apoiar as PMEs em sua trajetória empreendedora. Fazemos isso por meio de conteúdos que esclarecem dúvidas e oferecem orientações práticas – como o Bora Empreender e o calendário de datas estratégicas lançado no início do ano – além de soluções que facilitam o dia a dia do empreendedor, como o Score Ponto a Ponto, que detalha de forma transparente os fatores que impactam o Serasa Score, de forma gratuita”, finaliza Cleber Genero.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 535 PMEs da base de clientes da Serasa Experian durante o mês de abril de 2025 com respondentes de todo o Brasil. 

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]