InícioNotíciasDicasDatas sazonais de final de ano: como a segurança é determinante para...

Datas sazonais de final de ano: como a segurança é determinante para garantir o sucesso das vendas

O fim do ano é marcado por grandes datas para o comércio, como Black Friday, Natal e Ano Novo, períodos que concentram parte relevante do faturamento de empresas de diferentes setores. Mas, ao mesmo tempo em que representam oportunidades de crescimento, esses momentos também chamam a atenção dos criminosos em busca de brechas para realizar fraudes, ataques cibernéticos e roubo de dados, que podem comprometer operações inteiras em questão de horas.

Por isso, cada vez mais, a cibersegurança vem sendo tratada como um pilar estratégico para o sucesso das datas sazonais. Fernando Dulinski, CEO do Cyber Economy Brasil, ressalta que a proteção de dados deixou de ser um tema exclusivo da área de tecnologia e passou a fazer parte das discussões de negócio. Afinal, a confiança do consumidor está diretamente ligada à percepção de segurança, um incidente pode não apenas gerar prejuízos financeiros, mas também abalar a reputação da marca e impactar a fidelização de clientes no longo prazo.

“Esses períodos de pico são momentos de alta visibilidade e alta pressão operacional, e é justamente quando os ataques costumam crescer. Investir em cibersegurança significa proteger não só os sistemas, mas também a reputação e o relacionamento com o cliente”, afirma Fernando.

De acordo com dados do relatório “Cybersecurity Readiness Index 2025”, da Cisco, somente 5% das empresas no país atingiram um nível considerado maduro de proteção digital, o mesmo valor registrado no ano anterior,  um sinal claro de estagnação. Ou seja, a maioria das empresas brasileiras ainda está vulnerável, com poucos processos claros de defesa e monitoramento contínuo, o que expõe os negócios a riscos que podem resultar em perdas financeiras e danos à reputação.

Para Paulo Lima, CEO daSkynova, evolução da marca Skymail, empresa referência em soluções de cloud computing, segurança digital, e-mail corporativo e colaboração, o investimento em cibersegurança se mostra cada vez mais uma estratégia essencial para garantir a continuidade das operações, proteger os dados dos clientes e fortalecer a imagem da marca no mercado. “Proteção eficaz significa mitigar riscos de fraudes e ataques com a maior antecedência possível, garantindo que a experiência de compra seja segura, fiel e positiva, o que impacta diretamente a fidelização e o sucesso sustentável das vendas em períodos críticos do ano”, analisa.

Além disso, a cibersegurança se configura hoje como um diferencial competitivo, e empresas que demonstram compromisso com a segurança digital conseguem conquistar maior confiança dos consumidores e parceiros, ampliando sua presença no mercado e sua capacidade de inovação. “Estamos vivendo um cenário de transformação digital acelerada, e o alinhamento entre segurança, tecnologia e negócios é decisivo para manter a vantagem competitiva e evitar interrupções que prejudiquem o faturamento e a reputação durante e depois das datas sazonais”, ressalta Gustavo Caetano, CEO e fundador da Samba, autoridade em soluções de IA para negócios.

Já de acordo com Ricardo Maravalhas, CEO e fundador da DPOnet, empresa que nasceu com o propósito de democratizar, automatizar e simplificar a jornada de conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), independente do porte, as empresas devem estar em conformidade com a LGPD para evitar multas, sanções legais e perda da credibilidade. “As empresas precisam olhar para além das datas sazonais. Estar em conformidade com a LGPD é fundamental para a segurança da informação, todos os dias. À medida em que temos os avanços tecnológicos, também existem criminosos com estratégias sofisticadas para aplicar golpes virtuais. Quanto antes prevenir, melhor”, afirma.

Para Aluísio Cirino, CEO da Alloyal, o desafio é conquistar a confiança do cliente. “Mais do que vender, o desafio do fim de ano é conquistar a confiança do cliente. Em um ambiente marcado por golpes e riscos digitais, cada compra segura é também uma mensagem de credibilidade. Marcas que tratam a segurança como prioridade não apenas evitam perdas, mas criam relações de confiança que sustentam a fidelidade do cliente muito além das festas. Segurança é, em última instância, o alicerce da fidelização.”

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]