A inovação da IA finalmente conseguiu chegar em um nível que ultrapassou todas as expectativas que pessoas de fora do campo poderiam ter no passado. Há pouco tempo, com a introdução do Google VEO 3 no mercado, a criação de vídeos com qualidade de nível altamente profissional se tornou possível, não sendo necessário nada além do seu computador, internet e a assinatura do software. Levando em conta a dificuldade que a maioria das pequenas empresas possuem na criação/contratação de profissionais de captação para conseguirem vídeos que transpareçam profissionalismo, a inteligência artificial surge como uma grande oportunidade no âmbito de startups e pequenas empresas.
“A primeira impressão é a que fica”. Esse é um famoso ditado popular no cotidiano do brasileiro e que, de fato, é real. Solomon Asch, psicólogo gestaltista, ganhou destaque por suas pesquisas acerca da construção de impressões – tendo conseguido, ao longo das pesquisas, comprovar que a informação apresentada em primeiro lugar exerce influência mais significativa na avaliação de alguém do que os dados recebidos posteriormente.
É evidente que isso não só funciona para opiniões de pessoas, mas também para entidades e empresas. Por isso, a pior coisa que uma marca, principalmente as de pequeno porte, pode realizar, é causar uma má primeira impressão em um lead. Nesse sentido, tentar se apresentar da melhor forma possível é um “must do” dentro da área de empreendimento e branding, principalmente dentro de redes sociais, onde, rapidamente, o contato com o consumidor pode ser unilateralmente bloqueado por ele.
Dentro das redes sociais, os vídeos têm cada vez mais ganhado o spotlight dos algoritmos e de seus criadores, com a intenção de manter o usuário dentro da plataforma onde ele se encontra. Segundo um estudo da Vidico, como prova disso, os Reels atingem, em média, 30,81% de alcance – o dobro dos demais formatos de conteúdo, ressaltando como esses formatos estão sendo cada vez mais consumidos e, nisso, entra a oportunidade de surpreender e causar admiração em seu público-alvo através de um primeiro contato com uma produção audiovisual de alta qualidade.
É evidente a extrema relevância do primeiro contato com as pessoas, principalmente pelas marcas que buscam crescimento. E, com o crescimento dessas ferramentas de criação de vídeos realísticos através de inputs realizados pelo usuário, há uma chance ainda maior de cativar e aumentar o engajamento orgânico que sua marca tem com seus consumidores, criando uma conjuntura extremamente favorável para que a IA comece a ser aplicada para a criação de conteúdos inusitados e que não poderiam ser captados/concebidos de maneira comum por empresas que não possuem muitos recursos para serem investidos na área.
Campanhas mais criativas, interessantes, curiosas e que transparecem a ideia de uma megaprodução estão nas palmas das mãos dos profissionais e setor de marketing de startups e empresas que estão começando a caminhar agora, podendo desenvolver criações que gerem uma ótima imagem da empresa nos olhos do público, favorecendo, diretamente, em seu branding e, por consequência, em seu reconhecimento e destaque no mercado.