O Dia do Consumidor, comemorado dia 15 de março, foi assunto de 6.245 publicações nos canais digitais de 01 de janeiro a 17 de março. No mês de março, foram 5.945 publicações sendo que o dia com mais posts foi 15 de março, com mais de 2.600 publicações sobre o assunto e uma média de 349 comentários por dia, de acordo com o monitoramento da STILINGUE by Blip, plataforma multicanal voltada para criar melhores experiências digitais entre marcas e consumidores, através do social listening e do potencial da inteligência artificial.
A análise indica que “Promoções”, “Direitos do consumidor”, “Fraude”, “Caro x Barato” e “Agradecimento” foram os termos mais usados nas menções ao dia do consumidor. Conforme o estudo, 63% delas foram classificadas como positivas, 31% consideradas neutras e 16% observadas como negativas. Sobre as ofertas, foram mais de 1.300 interações com os temas “promoções exclusivas” e “descontos imperdíveis” para chamar a atenção dos possíveis clientes.
Em relação aos direitos do consumidor, mais de 400 publicações mencionaram o assunto, alertando para que os compradores estivessem atentos ao Código de Defesa do Consumidor. A palavra “proteção” foi bastante utilizada nos posts, no intuito de reforçar a importância do cuidado com os consumidores. A respeito de “fraude”, cerca de 100 publicações foram referentes a promoções falsas, sendo “azeite” o produto que mais surgiu associado ao termo, seguido de “compras online”.
De todas as conversas, 33% estiveram no X (antigo Twitter), 28% em portais de notícias, 28% no Instagram e 17% no Facebook. Outra informação que o monitoramento revela é que 70% do buzz dos posts vieram de organizações e empresas, 21% do público feminino e apenas 9,3% dos homens – o que pode ajudar muitas marcas a definirem suas estratégias para o Dia do Consumidor do ano que vem.
As empresas dos segmentos de alimentos e bebidas foram as que mais publicaram, representados por supermercados, mercados e redes atacadistas. As lojas de chocolates também apareceram com divulgações de ações promocionais, além do setor de automóveis, viagens e tecnologia que também se destacaram no monitoramento.
“O Dia do Consumidor tem tido bastante aderência do varejo e de empresas de diversos setores que aproveitam a data para vender mais utilizando as redes sociais para divulgar promoções, encantar clientes e captar novos consumidores. Vemos como o social listening é propositivo também para o período, onde as marcas conseguem monitorar palavras, tendências e assuntos mais falados para adaptar e melhorar suas ativações promocionais. Sem dúvida, alguns dos insights que o monitoramento das redes sociais traz se tornam ferramentas importantes no planejamento para as próximas datas comemorativas e mesmo para o Dia do Consumidor em 2026”, conclui Menedjan Morgado, Gerente de Insights da Blip.
Metodologia STILINGUE by Blip
O monitorando levou em consideração canais como X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, blogs, portais, BlueSky, Fóruns, Reclame Aqui e YouTube. Os dados apresentados refletem o volume de menções associadas ao Dia do Consumidor. Para a captação das informações, foram mapeadas as palavras-chave “dia do consumidor”, “elogio”, “crítica”, “desconto”, “produtos mais anunciados” e “promoções do dia”.