Em questão de segundos, a resposta rápida para uma pesquisa de produto em um site gera uma compra segura. O que parece algo simples é o resultado de uma aplicação tecnológica complexa, que atende as necessidades de uma empresa e traz resultados financeiros positivos. Foi exatamente o que aconteceu com a parceria do Grupo CVLB com a Delfia, curadoria de jornadas digitais, para a implantação da solução de observabilidade e monitoração de mercado Datadog.
O maior desafio da companhia ao adotar a aplicação com a curadoria da Delfia era a centralização da observabilidade pela facilidade de integração trazida pelo Datadog, pois a empresa é baseada em sistemas diversos, já que o Grupo é originário da fusão de duas empresas varejistas: a Casa e Vídeo, com forte presença no Rio de Janeiro desde 1988 com 240 lojas, e a Le Biscuit, de atuação expressiva no Nordeste com 130 lojas que, juntas, têm um faturamento de R$ 3 bilhões.
“Por ser plug and play e baseado em cloud, o Datadog foi fundamental para levantar a estrutura de observabilidade de forma muito ágil”, destaca Lucas Testa, gerente de tecnologia do Grupo CVLB e responsável pelo site, aplicativo e marketplace da companhia. Com a introdução da solução da Delfia, um dos endpoints críticos, o tempo de resposta acima de 4 segundos no site, por exemplo, foi reduzido em 60%.
Ainda, a solução impulsionou as vendas das lojas e e-commerce do Grupo CVLB. “Qualquer minuto de indisponibilidade em nossos sistemas impacta diretamente na nossa meta de venda por hora. Identificamos que o endpoint de catálogo do site e do aplicativo — responsável por buscar e exibir informações dos produtos — apresentava um tempo de resposta de 7 segundos, o que comprometia a experiência do usuário. Com a visibilidade oferecida pelo trace do Datadog, conseguimos localizar o gargalo e otimizar a aplicação. Hoje, esse tempo caiu para apenas 1 segundo, refletindo em uma navegação muito mais fluida e eficiente para o cliente”,comenta Lucas Testa.
“Estamos sempre prontos para oferecer o suporte necessário, seja para esclarecer dúvidas sobre a ferramenta ou resolver questões técnicas mais complexas. Fazemos questão de atuar de forma rápida e precisa, garantindo que o cliente tenha todo o apoio necessário para manter suas operações com excelência”, afirma Plinio Moreira, Gerente de Observabilidade da Delfia, que reforça o compromisso da Delfia com o suporte ágil e eficaz, tanto em dúvidas quanto em aspectos técnicos.
Operação 100% no ar: histórico
Em 2022, quando a Casa Vídeo ainda não usava o Datadog, teve algumas quedas de sistema e instabilidade na Black Friday, o mais rentável e decisivo período de vendas do ano para a companhia. Já em 2024, todo o sistema ficou 100% disponível e não caiu em nenhum momento, segundo Testa.
De acordo com o executivo, o Datadog foi capaz de centralizar toda a operação de maneira que o time interno passou a ter a visão de todos os sistemas e se tornou proativo na solução de problemas.
“Um crescimento de fluxo e maior interação é observado na Black Friday onde ocorrem picos de acesso, geralmente no aplicativo multicloud que depende de vários sistemas (Azure, GCP e AWS), por isso monitoramos os principais endpoints dentro do Datadog e passamos a temos maior previsibilidade dos problemas. Não tínhamos a visibilidade de como aconteciam falhas de integração de pedidos e hoje estamos muito mais proativos: quando ocorre uma instabilidade, os times de SAC, Omnichannel e Logístico são imediatamente avisados para tratar e criar rotinas para mitigar esses problemas”, detalha ele.
Outra funcionalidade específica do Datadog, o Watchdog, que vai um pouco além da observabilidade e permite configurar endpoints abaixo de 3 segundos gerando alertas e detectando anomalias, também fez toda a diferença nas operações do Grupo.
“Com base no histórico dos serviços, o sistema detecta quando há algo estranho dentro desse padrão registrado no banco de dados. Muitas dessas ocorrências são problemas bem reais não mapeados até então sobre os quais, agora, somos alertados a tempo de acionar os times responsáveis para solucioná-los antes de impactar no cliente ou nos resultados de vendas”, explica Testa.
O gerente de tecnologia do Grupo CVLB valoriza da parceria com a Delfia, especialmente no suporte técnico, nas iniciativas com os workshops e com o departamento de Customer Success, que protege o cliente e defende o budget definido na compra da licença. “A curadoria da Delfia tem sido fundamental, tanto para esclarecer dúvidas específicas sobre a solução quanto para questões mais técnicas, como o agrupamento de requisições e de custos on demand, o que nos ajuda a evitar mais problemas. Além disso, eles nos apoiam constantemente na exploração de novas funcionalidades do Datadog e promovem workshops que ampliam nosso conhecimento. São bastante proativos nesse acompanhamento”, conclui.