InícioNotíciasLançamentosClaro, Sodexo e Gupy investem em tecnologia criada por startup para expandir seus...

Claro, Sodexo e Gupy investem em tecnologia criada por startup para expandir seus negócios por meio da inclusão digital

Segundo o Panorama da Acessibilidade Digital, estudo realizado pela Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, em parceria com o Movimento Web para Todos, um dos principais obstáculos para a inclusão digital nas empresas é a falta de conhecimento sobre o tema: 54% das empresas ainda desconhecem as práticas essenciais para tornar suas plataformas acessíveis.

A implementação de práticas de acessibilidade digital vai além do cumprimento de obrigações legais, como as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Para  Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk, a acessibilidade digital não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas um diferencial competitivo. “Empresas que se preocupam em ser acessíveis ampliam seu público e fortalecem sua marca. Garantir acesso para todos é essencial no mundo digital de hoje. Estratégia é quando colocamos na ponta do lápis o impacto positivo para a sociedade e para o negócio, e muitas organizações ainda estão caminhando para adotar essa postura proativa”, acrescenta o CEO.

Ainda de acordo com Tenório, é essencial que as empresas acompanhem as melhores práticas de acessibilidade. “É fundamental que as organizações estejam atualizadas sobre as melhores práticas de acessibilidade, como leitores de tela, navegação por teclado, legendas em vídeos e contrastes adequados. Esses são apenas alguns exemplos de como a acessibilidade pode ser aplicada de maneira eficaz”, explica. O Hand Talk Plugin, por exemplo, é uma solução desenvolvida pela startup que oferece dezenas de recursos assistivos para pessoas surdas, deficientes auditivas, com dislexia, deficiência visual, transtornos neurocognitivos e dificuldades de leitura, podendo ser incorporado tanto em sites públicos quanto em sites de empresas, criando um ambiente mais inclusivo a potenciais consumidores.

Na contramão desse cenário, empresas de diferentes setores, como é o caso da Claro, Sodexo e Gupy investiram nas tecnologias inclusivas da Hand Talk, demonstrando que a acessibilidade digital não é apenas uma responsabilidade social, mas também uma estratégia eficaz de crescimento e expansão de mercado. Confira a seguir os cases de sucesso:

Gupy: mais de 31 mil usuários ativos utilizam recurso para navegação
 

A Gupy, plataforma número 1 de gestão de capital humano, tem como objetivo impulsionar o potencial humano fazendo pessoas e negócios prosperarem juntos por meio de tecnologias ágeis e justas para recrutamento, admissão digital, treinamento, pesquisa de clima e avaliação de desempenho. Em 2021, com o início da parceria entre a Hand Talk e a Gupy, foram batidos recordes de traduções. Apenas 17 dias após a instalação do Hand Talk Plugin no site da recrutadora, a marca de 1,4 milhão de palavras traduzidas em Libras foi superada. Logo depois, o número cresceu para mais de 16,7 milhões de palavras traduzidas, impactando mais de 20 mil pessoas por mês. Em 2023, a Gupy alcançou o primeiro lugar no ranking de websites mais traduzidos da Hand Talk.

Na página inicial do site, mais de 31 mil usuários ativos utilizam o Hand Talk Plugin para navegação. Já na página de candidaturas, são quase 17 mil usuários ativos. A ferramenta também se destaca na página de busca por vagas em diferentes áreas, especialmente na área da saúde. Desde o início da parceria, a Gupy já traduziu mais de 37,1 milhões de palavras para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), consolidando-se como um exemplo de acessibilidade digital no setor de recrutamento.

Claro: atendimento inclusivo e mais de 260 milhões de palavras traduzidas no site

A Claro, uma das maiores operadoras de telecomunicações do Brasil e uma das líderes no setor na América Latina, está presente em todas as regiões do país, alcançando mais de 96% da população em 4.200 municípios. Para ampliar a inclusão digital, a empresa adotou o Hand Talk Plugin para tradução automática de textos e imagens com descrição alternativa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com essa iniciativa, a Claro conquistou o 1º lugar no Prêmio Anatel de Acessibilidade em 2020, 2022 e 2023, avaliação promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
 

Desde o início da parceria, a Claro permaneceu no ranking dos sites mais traduzidos pela Hand Talk, com mais de 260 milhões de palavras traduzidas até maio de 2023. Além de implementar o plugin no site, a empresa continua a desenvolver ações inclusivas e a apoiar a causa da acessibilidade digital, destacando-se como exemplo de inovação e responsabilidade social no setor de telecomunicações.

Sodexo: comunicação com 2 mil colaboradores com deficiência

O grupo francês Sodexo também implementou com sucesso o Hand Talk Plugin, tornando sua intranet e site mais acessíveis para colaboradores e clientes. Com a Maya (tradutora virtual da Hand Talk) traduzindo textos e imagens para Libras, a empresa facilitou a comunicação com aproximadamente 2 mil colaboradores com deficiência, dos quais quase 500 têm deficiência auditiva.

Após o primeiro ano de parceria, a Sodexo ampliou seu compromisso com a inclusão por meio do “Projeto Maya”, que se consolidou como uma iniciativa estratégica de acessibilidade. O projeto foi amplamente divulgado em todos os canais de comunicação da empresa e reforçado com a instalação de totens da Maya nos escritórios da Sodexo no Brasil, promovendo a conscientização e o engajamento de toda a equipe. Com o uso do plugin, a Sodexo expandiu seus esforços de acessibilidade em processos e conexões, tornando-se referência em inclusão digital. Como resultado, a empresa conquistou o Selo Municipal de Direitos Humanos e recebeu excelentes avaliações em diversidade, equidade e inclusão, fortalecendo sua imagem como líder em acessibilidade corporativa.

Acessibilidade digital como diferencial competitivo

De acordo com o último levantamento do The World Bank, 1 bilhão de pessoas, ou 15% da população mundial, estão sendo desatendidas pelo comércio, inclusive o eletrônico, por falta de acessibilidade, o que ressalta a importância de as empresas adotarem práticas inclusivas para expandirem seus negócios e fortalecerem suas marcas. Ao investir em acessibilidade digital, as empresas não só ampliam seu alcance, como também contribuem para uma sociedade mais justa e inclusiva.

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]