Se antes o cenário era imprimir muitos currículos, colocar uma roupa bonita e ir de porta em porta entregando o documento com a esperança de conseguir uma vaga de emprego, isso mudou.
A maioria absoluta das grandes empresas concentram suas oportunidades em agências de RH e estas abrem suas inscrições online. Ou seja, agora o ato de “procurar emprego” pode acontecer em casa e de pijamas.
Nessa nova realidade, uma das maneiras que os RHs estão encontrando para divulgar suas vagas, além das redes sociais, é o Whatsapp. Os chamados “Canais” já se refletem como propulsores dessa divulgação.
Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, uma das maiores empresas do segmento do Brasil, conta que com a difusão de redes sociais, o avanço das conexões das pessoas online, há muitas posições que não são fechadas simplesmente porque as pessoas não sabem que elas existem:
“Sempre estamos em busca de avisar as pessoas sobre as vagas disponíveis, nesse ínterim, o Canal de vagas no Whatsapp atende as pessoas em uma rede presente em 100% dos celulares dos brasileiros”.
A gerente conta que desde que foi implantado, o canal de vagas da empresa no aplicativo de mensagens, houve um aumento significativo nos cadastros, gerando assim a possibilidade de recolocação profissional;
“Nosso canal, por exemplo, divulga nossas oportunidades com links direto para a candidatura. Não é preciso instalar um novo aplicativo, você recebe a notificação da vaga, acessa o link e se candidata. O processo foi bastante simplificado” finaliza Pelanda.
Segundo dados divulgados pela pesquisa We Are Social e Meltwater em 2024, o aplicativo passou a ser a rede social mais usada do Brasil. A pesquisa aponta que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, equivalendo a 169 milhões de usuários.