InícioNotíciasLançamentosBlack Friday sem prejuízo: 5 motivos para digitalizar a gestão e vender...

Black Friday sem prejuízo: 5 motivos para digitalizar a gestão e vender mais

Black Friday 2025 será em 28 de novembro, e o mercado deve movimentar R$13,6 bilhões, um crescimento de 16,5% em relação a 2024, segundo estudo da consultoria Gauge em parceria com a W3haus. Com as oportunidades em alta, o gerente comercial da GestãoClick, empresa especializada em soluções tecnológicas de gestão empresarial, Lucas Sousa, destaca que muitos varejistas erram em continuar usando planilhas manuais ao invés de agregar inovação aos negócios através de um sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP).

“Muitas pequenas e médias empresas conseguem aumentar o volume de vendas na Black Friday, mas não conseguem equilibrar as contas, saindo no prejuízo. Isso acontece devido a um problema na gestão, principalmente quando esse processo está restrito a planilhas manuais que até funcionam bem em volumes baixos, mas quanto mais se vende, menos se aplicam. Sem os dados certos, é impossível criar uma estratégia efetiva de vendas para nenhuma data do comércio. Ao contrário disso, as empresas que investem em automação de processos conseguem reagir com mais agilidade e atender melhor aos clientes”, elabora o especialista. 

5 correções para vender mais na Black Friday

Pare de dificultar as vendas: As ofertas da Black Friday têm dia e hora para acabar, por isso, o consumidor busca informações rápidas, promoções claras e entregas sem atraso. Se a empresa demora para atualizar preços ou confirmar um pedido, o cliente compra do concorrente. É nesse sentido que Lucas Sousa alerta para o uso de planilhas manuais, pois elas não acompanham essa velocidade. “A Black Friday exige rapidez e escala. Quando você tenta gerir promoções, estoque e caixa em planilhas, ocorrem atrasos, erros humanos e perda de oportunidades. Por isso, eliminar planilhas deixa de ser opção e vira necessidade“. 

Invista em segurança de dados: Na Black Friday, a base de dados se torna um dos principais ativos da empresa e exige segurança total. Depender de planilhas locais é arriscado: um erro humano, falha no computador ou versão salva incorretamente pode apagar horas de trabalho e comprometer o histórico de vendas. A perda desses dados afeta diretamente a gestão do pós-venda, impede análises e reduz a produtividade. Para evitar isso, a solução é adotar um sistema ERP com armazenamento em nuvem e backups automáticos, garantindo versões seguras, restauração rápida e continuidade operacional mesmo nos períodos de maior demanda.

Não abandone os PDVs: Hoje, as lojas físicas concorrem com outras e com o e-commerce. Por isso, filas longas e confirmações tardias geram abandono de compra. E, nesse processo, cada cliente perdido representa perda de receita direta, além de feedbacks negativos. Nesse sentido, é importante que empreendedores não invistam em um sistema ERP que tenha uma boa ferramenta PDV e atualização do estoque em tempo real com integração entre canais para atualizar as vendas e o estoque instantaneamente. Dessa forma, a equipe atende mais rápido e o cliente sai satisfeito.

Automatize-se: A automação de processos é um dos maiores ganhos ao deixar de usar planilhas manuais. As tarefas repetitivas, como emissão de notas, lançamentos financeiros e controle de estoque, passam a acontecer de forma automática. Essa automação através de um sistema ERP reduz erros e economiza horas de trabalho. O empreendedor ganha mais tempo para pensar em estratégias e menos preocupações com tarefas manuais. Além disso, ajuda a cortar custos ocultos, como retrabalho e falhas humanas. 

Não espere a próxima Black Friday: Por fim, ainda há tempo para digitalizar a gestão e lucrar mais com essa Black Friday. Comece mapeando os processos manuais da sua empresa, como controle de estoque, emissão de notas e registro de vendas e identifique o que ainda depende de planilhas. Depois, escolha um sistema ERP completo, que integre e-commerce, automatize notas fiscais e gere relatórios em tempo real. Em seguida, treine sua equipe e migre os dados com atenção para garantir uma transição segura. Por fim, automatize relatórios e monitore resultados para tomar decisões rápidas e estratégicas. Com um ERP, sua empresa ganha produtividade, reduz erros e encara a Black Friday com eficiência e segurança.

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]