A LATAM Cargo, divisão de cargas do Grupo LATAM, encerrou o primeiro semestre de 2025 com um importante avanço logístico no Brasil: 70% das suas encomendas de e-commerce com origem nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos (SP) foram entregues em até 48 horas na casa dos clientes do país. O número representa mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2024.
O avanço é resultado de investimentos estratégicos da companhia em infraestrutura e tecnologia. Um dos principais foi a ampliação de 50% da capacidade operacional no hub (centro de conexões) de Guarulhos, que passou a contar com mais de 2,9 mil m² dedicados especialmente ao segmento de e-commerce. Em paralelo, a LATAM Cargo lançou um novo portfólio de produtos no mercado doméstico, incluindo o serviço éFácil, voltado a pequenos pacotes com entrega rápida e domiciliar em milhares de cidades brasileiras.
Em 2025, a companhia também firmou parceria com a Amazon para a entrega de produtos em 11 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
“O e-commerce exige agilidade e eficiência crescentes. O uso combinado da nossa malha aérea, que integra aeronaves cargueiras e de passageiros, somado a investimentos estruturais, nos permite encurtar distâncias e entregar uma experiência logística de excelência para empresas e consumidores”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil.
SATISFAÇÃO DO CLIENTE BRASILEIRO TAMBÉM CRESCE
A melhoria operacional tem sido percebida diretamente pelos clientes da LATAM Cargo no mercado doméstico no Brasil. No primeiro semestre de 2025, a empresa registrou um aumento de 25 pontos percentuais em seu índice NPS (Net Promoter Score), impulsionado por avanços em atendimento, comunicação, rastreamento e cumprimento de prazos.
MAIOR CAPACIDADE PARA CONECTAR SÃO PAULO A TODO O BRASIL
A LATAM Cargo é hoje a companhia com maior capacidade disponível (em toneladas) para conectar São Paulo a todas as regiões do Brasil. Só entre janeiro e junho de 2025, ofereceu possibilidade para envio de até 67,3 mil toneladas de cargas nos porões das aeronaves de passageiros da LATAM em decolagens a partir dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos – um crescimento de 8% em relação à capacidade ofertada no mesmo período de 2024.
Atualmente, a empresa atende 46 aeroportos brasileiros e 4 terminais de carga em localidades sem voos regulares, com entregas domiciliares em mais de 1,8 mil municípios.
A companhia também lidera a capacidade oferecida a destinos estratégicos nas regiões Norte e Nordeste, como Teresina (PI), João Pessoa (PB), Macapá (AP) e Rio Branco (AC) – os dois últimos atendidos com exclusividade a partir da capital paulista.
NOVO PORTFÓLIO IMPULSIONA O E-COMMERCE
O novo portfólio de serviços lançado em 2024 tem impulsionado o desempenho da LATAM Cargo no segmento de e-commerce no Brasil. O serviço éFácil, voltado a pequenas encomendas com entrega rápida, registrou no primeiro semestre de 2025 um crescimento de 79% no volume de emissões e melhora de 6 pontos percentuais no indicador FAB (Flown as Booked), quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
LIDERANÇA CONSOLIDADA NO BRASIL E NO EXTERIOR
A LATAM Cargo mantém desde abril de 2025 a liderança no transporte de cargas aéreas domésticas embarcadas em voos de passageiros no Brasil. Segundo as estatísticas de junho de 2025 publicadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia alcançou 37,3%* de participação de mercado.
Sua malha logística nacional cobre 51 bases operacionais, além de rotas com aviões cargueiros como Guarulhos-Manaus, Viracopos-Manaus e Guarulhos-Fortaleza-Manaus – esta última inaugurada em maio de 2025.
No mercado internacional, a LATAM Cargo também lidera o transporte aéreo de cargas de e para o Brasil, com operação em 23 destinos internacionais, por meio de voos cargueiros e compartimentos inferiores de aeronaves de passageiros. Entre as novidades recentes estão as rotas Miami–São José dos Campos, Miami–Brasília, Amsterdam–Curitiba e Europa–Florianópolis.