A Americanas, uma das maiores e mais tradicionais varejistas do Brasil, escolheu a VTEX, plataforma global de comércio composable para empresas B2C e B2B, como parceira estratégica para modernizar sua operação digital e acelerar sua transformação tecnológica. O processo de migração de sistemas faz parte do projeto de atualização e simplificação do ambiente de ecommerce da varejista.
“VTEX é uma plataforma de vendas consolidada com abrangência de funcionalidades e escopo aderente às nossas necessidades de negócio e de evolução do digital”, comentou Renato Drumond, vice-presidente de Varejo Digital da Americanas.
Segundo Rafaela Rezende, general manager da VTEX no Brasil, “essa transformação demonstra o comprometimento da Americanas com a construção de uma operação digital sustentável. Além disso, a VTEX traz velocidade para inovarem, além de ser resiliente e flexível para customizarem o que precisam. Projetos dessa magnitude vão além de tecnologia, exigem visão estratégica, colaboração e execução ágil.”
Com a adoção da VTEX, a Americanas passou a contar com uma solução robusta e escalável, composta por recursos prontos para uso, como integração nativa com sellers da da própria plataforma que garante ainda mais velocidade, funcionalidades de publicidade e capacidades omnicanal. Essa nova estrutura substituiu sistemas legados por alternativas mais modernas e flexíveis, resultando na otimização de processos, redução de custos operacionais e aceleração do time-to-market, em um ambiente mais ágil e integrado.
“A VTEX é modular, permite maior flexibilidade para a gente se adaptar e, ao mesmo tempo, desenvolver novas soluções para oportunidades surgidas a partir das estratégias de negócios “, afirmou José Figueiredo, CTO da Americanas.
O projeto foi entregue em apenas 11 meses – do provisionamento da conta em abril de 2024 até o go-live em março de 2025 – resultado de uma forte colaboração entre as equipes técnicas da Americanas, da VTEX e de parceiros estratégicos. Entre os principais desafios enfrentados estavam a migração do Seller Center para um novo protocolo de indexação de disponibilidade e preços, e a necessidade de adaptar a infraestrutura da VTEX para suportar um volume maior de sellers, promoções e páginas indexadas no Google. Essa evolução foi essencial para garantir performance e escalabilidade, e exigiu esforços conjuntos de engenharia, SEO e aprimoramento de frameworks como o FastStore da VTEX, baseado em tecnologias modernas para facilitar a construção de lojas e algumas funcionalidades.
A mudança para uma arquitetura SaaS também demandou o alinhamento de novas responsabilidades e processos entre as equipes já que o ambiente tecnológico anterior era gerenciado internamente.
Como primeiros resultados de performance, estão a liberação de carrinhos mistos que permitem combinações de produtos do estoque de terceiros e próprios, inclusive entre diferentes lojas físicas. A integração com o ecossistema de parceiros VTEX também já trouxe inovações práticas. Um exemplo é o uso do framework VTEX IO para o desenvolvimento de soluções como conectores de pagamento criados pela própria Americanas, a solução de pagamento em loja desenvolvida pela Quality e a extensão antifraude da Clearsale.
Com a nova plataforma, a Americanas inicia uma nova fase em sua trajetória digital, apoiada em uma base sólida para escalar, inovar e oferecer experiências mais simples, conectadas e eficientes ao consumidor brasileiro.